Cultura | Património Turismo

Em Vieira do Minho prepare-se para desligar do dia-a-dia e abraçar a natureza

Para os aficionados da natureza, a passagem por este município proporciona uma experiência capaz de lavar a alma.

A Serra da Cabreira, as várias linhas de água, principalmente o Rio Ave que nasce a cerca de 1200 metros
de altitude, são cenários perfeitos para quem gosta de usufruir da natureza e da paz que esta transmite. Aqui, os garranos e o gado de raça barrosã pastoreiam livremente pelas vertentes da serra, onde encontram as condições propícias ao seu desenvolvimento e bem-estar.

Ao verde pujante da vegetação da Serra da Cabreira junta-se o azul fresco de várias albufeiras espalhadas por todo o território. Se a Albufeira do Ermal é conhecida pelo teleski, um equipamento cada vez mais procurado pelos amantes do ski aquático e por aqueles que procuram uma dose forte de adrenalina, a Albufeira da Caniçada é famosa por se situar às portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Para descobrir este magnífico espelho de água, observar as imponentes pontes de Rio Caldo, as belas encostas das serras da Cabreira e do Gerês, contemplar as várias peças de arquitetura habitacional, como as moradias pertencentes a ilustres portugueses, e a obra do conceituado artista português Vhils, denominada “Visceral”, o visitante poderá viajar a bordo do Barco Turístico de Vieira do Minho.

Nas imediações do percurso são vários os pontos de interesse turístico a não perder. São de destacar a Capela de N. Sra. da Lapa, a cascata de Fagilde, as Fragas de Pena-Má, a Ponte do Bôco, a capela de N. Sra da Conceição, a única capela em Portugal dedicada à N. Sra de Begonha, várias praias fluviais… E porque fazer o caminho pode ser também a oportunidade de descobrir novos sabores, os caminhantes
poderão degustar os mais típicos paladares vieirenses, desde a vitela assada às couves com feijão amarelo, ao cabrito, ao anho, aos barquilheres, entre outras especialidades da terra.

Em Vieira do Minho é neste cenário, digno de cartão-postal, que o peregrino poderá caminhar para chegar ao Santuário de São Bento da Porta Aberta.