Destaque Imobiliário Mundo Empresarial

BLUECOAST aposta na angariação de investidores internacionais para Portugal

Com apenas três anos de atividade, a BLUECOAST é já uma empresa reconhecida internacionalmente pelos seus serviços no setor imobiliário. Com grande foco na angariação de investidores estrangeiros, a empresa de Setúbal detém uma média de vendas em 90 dias.

Há 25 anos, Ricardo Vicente começava a dar os primeiros passos na área comercial, mais precisamente no setor das telecomunicações. Depois de muito investir na sua formação e procurar aprimorar as suas capacidades e conhecimentos, a oportunidade de concretizar um sonho chegou finalmente. “Trabalhar no setor imobiliário sempre foi um desejo meu, desejo este que foi cumprido quando fui desafiado por um grupo de profissionais da área”, revela Ricardo Vicente.

Fruto deste desafio, a BLUECOAST abre portas em 2019, em Setúbal, com o objetivo de “conseguir responder às necessidades do mercado português neste setor.” Depois de uma análise atenta às evoluções do mercado, Setúbal foi a localização escolhida devido à previsão de crescimento da zona nas próximas décadas, a que não é alheia a sua proximidade a Lisboa e uma geografia envolvente verdadeiramente cativante.

“O cliente estrangeiro aprecia muito a nossa cultura.”

Segundo Ricardo Vicente, apesar de ser uma empresa “100% portuguesa”, o foco principal dos agentes imobiliários que trabalham na BLUECOAST é a angariação de novos investidores estrangeiros para o mercado português. “Devido à exposição externa que temos tido, Portugal continua a ser um país muito interessante para se viver. É atraente devido aos valores, que são inferiores aos dos restantes países da Europa, e ainda tem o clima, a gastronomia e as próprias pessoas como vantagens”, afirma. “O cliente estrangeiro aprecia muito a nossa cultura.”

“Live or Invest”

Relativamente a este crescimento contínuo da procura em Portugal, o CEO defende que é necessário haver mais construções, de forma a fazer face à procura que tem existido, revelando ainda que a maior percentagem dos seus clientes procura comprar casas como forma de investimento. “Ainda temos muitos clientes que compram casa para morar, mas grande parte dos nossos clientes vêm à procura de um lugar onde possam investir o seu dinheiro, por este motivo, a vertente Invest continua a ser o ponto mais forte do setor. Muitos compram para remodelar e vender, outros para remodelar e arrendar, mas sempre à procura de um investimento vantajoso.”

No que diz respeito ao aumento dos valores de mercado e à dificuldade que os portugueses têm em comprar casa, Ricardo Vicente afirma que está a acontecer uma mudança de paradigma. “Portugal tem uma mentalidade de que toda a gente é ou será proprietária de casa, no entanto, no futuro, as coisas não vão continuar a ser assim. O povo português vai ter de ceder às evidências do crescimento do mercado e entender que muitos terão de ser inquilinos, tal como acontece nos países do norte da Europa.”

Em relação aos serviços prestados pela empresa, mediação, consultoria, apoio jurídico, procura de arquitetos, etc., tudo faz parte do pacote. “Tudo o que possa ser preciso dentro do setor imobiliário, nós ajudamos. Fazemos o processo completo”, garante.

Quando questionado sobre as caraterísticas que destacam a BLUECOAST das restantes empresas portuguesas do mesmo setor, Ricardo Vicente revela que um dos grandes motivos pelos quais são tão procurados é a sua elevada velocidade de resposta. “Temos uma média de vendas de 90 dias, o que para os nossos clientes é muito importante. Ninguém quer colocar a sua casa à venda e ter de esperar anos e anos até obter uma boa oferta.”

Outro dos pontos a favor da BLUECOAST, e que está relacionado também com a velocidade de resposta, é o investimento na comunicação e no marketing, o que ajuda a empresa a expandir a sua lista de clientes, tanto em Portugal como no estrangeiro.

“Temos uma média de vendas de 90 dias, o que para os nossos clientes é muito importante. Ninguém quer colocar a sua casa à venda e ter de esperar anos e anos até obter uma boa oferta.”

Em Expansão para Lisboa, Porto e Algarve

Como CEO da empresa e também agente com maior número de vendas da BLUECOAST, Ricardo Vicente acredita que as suas maiores qualidades sejam o conhecimento e o Know-how que foi adquirindo ao longo dos anos. Já sobre a empresa, o acolhimento de novos desafios, o bom aproveitamento do networking e a capacidade e vontade de formar novos colaboradores são algumas das características internas que fazem com que estes três anos de atividade se revelem um sucesso.

Ricardo Vicente revela ainda que planos de uma expansão estão em marcha. “Estamos à procura de novos potenciais colaboradores para desenvolver o projeto em Lisboa, Porto e Algarve. Temos uma equipa muito forte capaz de os ajudar e formar. Eu próprio estou sempre disponível.”