Mulheres Inspiradoras Mundo Empresarial

Cristina Pestana: “Sou portuense de gema!”

Cristina Pestana

Em março deste ano estivemos na inauguração da loja física da Plano A, em São Mamede de Infesta. Agora, novamente à conversa com a sua fundadora, Cristina Pestana, é tempo de fazer um primeiro balanço destes meses e ficarmos a par das novidades. A maior delas cruza-se com a própria essência da cidade do Porto – a participação da Plano A na renovação do Mercado do Bolhão.

Cristina Pestana refere que estes últimos meses têm sido positivos e confirma que a loja online continua a ter bastante procura. Quanto à loja física, essa tem revelado uma grande utilidade. “As pessoas que antigamente telefonavam para nós com dúvidas, agora vêm cá ver os artigos, as calhas e os tecidos que temos, fisicamente,” diz-nos, justificando um movimento menor do que o esperado na loja com “as adversidades do mundo atual”.

A recente abertura do renovado Mercado do Bolhão foi um momento cheio de significado para o Porto. A Plano A fica agora associada a esta longa história, através da participação no projeto de decoração do “novo” Bolhão. “Fomos contactados pela ADINTERNI há dois anos” narra a fundadora que, na altura, devido a problemas pessoais, “não conseguia encabeçar o projeto com a necessidade e a urgência que pretendiam”. Então, de forma a permanecer no planeamento, pediu ajuda “ao proprietário do ateliê Momento Maior com quem trabalhava bastante, e com quem ainda trabalho, o senhor Gonçalves”. A intervenção passava pela colocação de cortinas no piso superior do Mercado, para proteger a zona dos restaurantes que irá ali funcionar.

Não esconde que o coração se encheu de orgulho e de felicidade quando o projeto foi aprovado. “Sou portuense de gema! Frequentava o Mercado desde menina, de mão dada com a minha avó, com a minha mãe e com as minhas tias. Saber que fomos a empresa escolhida e que pudemos participar nisto deixou-me sem palavras”. A Plano A não executou diretamente a decoração do renovado Bolhão, mas foi através dela que “tudo se realizou” e agradece à ADINTERNI e ao Momento Maior todo o trabalho desenvolvido.

A Plano A trabalha para clientes particulares, mas também com empresas, e estas têm aumentado a procura, nestes últimos meses, “principalmente na vertente da construção civil e na área hoteleira”. Cristina Pestana conta com a fábrica Carvalho, Ribeiro & Neves para fabricar as calhas, varões, argolinhas, deslizadores, entre outros. “Eu compro-lhes os produtos quase em exclusividade, são o meu único produtor porque são os mais fortes da região norte”.

A loja segue todas as tendências da moda e, garante-nos, vai evoluir, “e surpreender” bastante até ao final deste ano. Promete que nunca irá desistir e que se vai moldar e adaptar a todas as circunstâncias e obstáculos. “Temos muitos projetos e novidades para revelar até ao final deste ano, como dois novos tipos de calha, o nosso catálogo digital e um novo site”. Novidades que acompanham a empresária nesta que considera ser uma nova fase da sua vida. “Remodelei a minha casa com as tendências da moda atual, cortinas lisas e de cores claras e cruas” conclui, orgulhosa de si, da sua loja, do seu trabalho e das suas origens