Gastronomia | Vinhos

“O Paladar é uma extensão da inteligência”

Natural de Anadia e com uma vasta experiência na área da restauração, Simão Almeida é o jovem empreendedor do restaurante “Paladar”, em Seia. Um espaço a descobrir numa próxima visita à Serra da Estrela.

O cuidado e o requinte de cozinhar, de empratar e de servir, juntamente com a atenção ao cliente e à comida são os pilares do restaurante inaugurado em maio deste ano. Simão Almeida recomenda a visita a Seia e ao seu restaurante, incentivando a experimentar a especialidade da casa – o Medalhão de Vitela com batata rústica e legumes, e tantos outros pratos, ao dispor do cliente. Admite que o Bacalhau na Telha e a sobremesa Rainha da Serra são os seus pratos favoritos da carta. Só de olhar para os pratos, ainda antes de os provar, é fácil perceber porquê. A frase que dá o título a este artigo está também nas paredes do restaurante, uma verdadeira inspiração, e pertence ao famoso chef francês Marie-Antoine Carême (1784-1833).

“Nada era possível sem os nossos produtores locais”, afirma o gerente que conta com parcerias de vários produtores e estabelecimentos da região, como o produtor de requeijão da serra, como os vinhos da Quinta do Escudial ou alojamentos, como por exemplo o hotel Lobos Village.

Com apenas 23 anos, Simão Almeida é gerente e chefe de sala do seu restaurante, e finalista da licenciatura em Gestão Hoteleira na Escola Superior de Turismo e Hotelaria, localizada em Seia, do Instituto Politécnico da Guarda. O seu percurso profissional passa por um vasto currículo de instituições de renome pois, após terminar o curso de Restauração/Bar na Escola Profissional de Anadia, estagiou no Hotel Pestana, em Porto Santo – onde foi destacado como empregado do mês; no Hotel Vila Vita, no Algarve, no restaurante Ocean – onde trabalhou com o Chef Hans Neuner – e no restaurante Aladin.

Quando foi para Seia, estudar e viver, começou a trabalhar num restaurante. Nessa altura verificou que a região precisava de um local com um conceito diferente e, um ano depois, teve a ideia de inaugurar o seu próprio negócio juntamente com o seu pai, seu sócio e chefe de cozinha. Simão Almeida sente que o seu restaurante dinamiza a região e diz que é a pensar em Seia que inaugurou este restaurante, “para aproveitar aquilo que a localidade tem para oferecer”.

Declara que é um desafio conseguir conciliar os diferentes aspetos da sua vida, e que “o início foi um pouco conturbado e confuso, o conceito do restaurante é diferente do que é normalmente visto nesta região”. Apesar de um começo difícil, o empreendedor comenta que nunca perdeu a fé e sente que o restaurante está a progredir no caminho certo. “Fico realmente grato e realizado pelos clientes que adoram o nosso conceito, que saem felizes e a querer voltar”. Prova disso são as excelentes pontuações e comentários que podemos ler no TripAdvisor, The Fork ou mesmo no Google. Por tudo isto o Paladar é, sem dúvida, a nossa primeira sugestão à mesa, em Seia.

EDIFÍCIO JARDIM, AV. LUÍS VAZ DE CAMÕES 1 CAVE, 6270-484 SEIA | TELM.: 926 083 694