Ambiente Turismo

A visão integrada de sustentabilidade da TecAmbiente

Com uma vasta carreira nas áreas da Biologia e Turismo Sustentável, Cristina Abreu lidera a TecAmbiente numa missão de ajudar empresas de todos os setores a alcançar tanto os seus objetivos de crescimento empresarial como os de proteção do meio ambiente e promoção da sustentabilidade. A empresa adota uma abordagem personalizada e esforça-se para integrar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas em todas as suas atividades.

Com uma equipa altamente qualificada e uma rede de parceiros internacionais, a TecAmbiente, empresa de consultoria e assessoria nas áreas do ambiente, turismo e sustentabilidade, fundada em 2003, tem como objetivo principal oferecer soluções personalizadas e de alta qualidade aos seus clientes. Com uma visão voltada para a sustentabilidade ambiental, social e económica, a “empresa familiar” acredita que é sempre possível “fazer mais e melhor em todas as dimensões da sustentabilidade”.

A empresa sediada no Funchal oferece uma ampla variedade de serviços de consultoria e assessoria ambiental – planeamento e gestão ambiental, a conservação e monitorização da biodiversidade, a avaliação do impacto ambiental e a avaliação ambiental estratégica, bem como a capacitação e formação das instituições e dos seus recursos humanos. Além disso, a TecAmbiente possui experiência em turismo sustentável, oferecendo serviços como desenho de produtos e outros que agregam valor à experiência turística, certificação em sustentabilidade e formação e capacitação para profissionais do turismo na área da sustentabilidade e no planeamento turístico territorial. A empresa desenvolveu, também, um referencial de certificação chamado “Ético for Sustainability”, uma marca registada portuguesa que integra a lista de iniciativas do Tourism4SDGS da Organização Mundial de Turismo. Este certificado pode ser aplicado não só ao setor do turismo, mas também a muitas outras áreas de atividade económica, tendo o intuito de ajudar as organizações na adoção de estratégias sustentáveis e “melhorar a sua performance e competitividade empresarial através de práticas transparentes”.

De acordo com a CEO da TecAmbiente, as empresas do setor de turismo, incluindo hotéis e empresas de animação turística, são as primeiras a procurar estes serviços. No entanto, há uma crescente sensibilização em outros setores para a implementação de boas práticas sustentáveis, incluindo na educação, saúde, bem-estar e gestão de recursos humanos. De modo a assegurar o compromisso para com os seus clientes de procurar constantemente soluções adequadas aos seus desafios específicos, com elevados padrões de responsabilidade, ética e excelência, a TecAmbiente agrega aos seus serviços, o investimento na formação e capacitação da sua equipa e dos clientes, bem como nas novas tecnologias e em parcerias estratégicas. Com essas estratégias, a empresa tem conseguido aliar o alcance dos objetivos de crescimento empresarial à promoção da sustentabilidade e da proteção do meio ambiente, colaborando para um futuro mais justo e equilibrado para todos.

Para finalizar, Cristina Abreu garante que este trabalho tem-se mostrado muito gratificante tanto a nível profissional como pessoal, contribuindo para o seu crescimento e para a necessidade que tem de “aprender, cada dia, nas mais variadas áreas do conhecimento, associando as áreas da gestão com a Biologia”.