Coaching Mundo Empresarial

“A presença de um Business Coach é extremamente importante no dia a dia dos empresários”

Ajudar os empresários a tornarem a as suas empresas mais organizadas e rentáveis é o propósito da About Your Way, de Susana Bugalho. Licenciada em Contabilidade e Administração, com vasta experiência na área financeira e em Business Coaching, é ela que nos explica a importância de alterar o mindset dos gestores para encontrarem o seu caminho, rumo a “uma vida mais equilibrada e feliz”.

A About Your Way (AYW) é uma empresa que ajuda empresários de micro, pequenas e médias empresas a organizá-las para as conseguirem gerir e liderar mais facilmente, sempre com foco nos resultados que pretendem alcançar. Há quanto tempo foi fundada? Qual tem sido o caminho da empresa desde então?

A empresa foi fundada em 2019 e o projeto About Your Way (AYW) foi apresentado em 2021. Entre estes anos, a atividade da empresa dedicou-se apenas ao Business Coaching, em regime de exclusividade com uma outra entidade. Findo esse período, a About Your Way surgiu para ajudar empresários a organizar os seus negócios que cresceram graças à sua experiência e qualidade dos produtos e serviços que disponibilizam. Mas que, devido a esse mesmo crescimento, se tornaram pesados e exigentes demais consumindo, na maioria das vezes, demasiado tempo das suas vidas pessoais e até mesmo a própria saúde. São os empresários que têm o poder de decidir se querem, ou não, manter o rumo que as suas empresas estão a seguir e se estão dispostos a aceitar o desafio de fazer diferente para alcançarem resultados diferentes. A base da AYW é o Business Coaching, um projeto com a intenção de ajudar a ultrapassar desafios de forma a alcançar a realidade desejada. É necessário aprender e reaprender, e por isso a AYW associou a Formação ao Business Coaching, desde o início. Apostando, não só no “porque se deve fazer” e “como se faz”, mas também no “ajudar a fazer”, surge o Outsourcing Financeiro, adaptado à realidade e necessidade cada empresa.

A About Your Way foca-se em três grandes blocos:

• Business Coaching: A ação é a única coisa que lhe pode trazer resultados;

• Formação: Quando alguém evolui, tudo evolui à sua volta;

• Outsourcing Financeiro: Delegue a área financeira e liberte tempo.

Disponibilizamos formações na área de desenvolvimento pessoal, focadas na compreensão dos comportamentos e motivações da equipa. São formações que promovem a empatia e uma comunicação mais clara e eficiente, a chave para uma cultura empresarial positiva:

• Perfil Comportamental DISC: Influência do Comportamento na Comunicação;

• Perfil Comportamental DISC & Motivators: Compreender para Motivar a Equipa;• Cultura Empresarial Positiva: Alinhar e Motivar a Equipa.

A Susana Bugalho, Founder da AYW, tem um currículo profissional repleto de experiência na vertente financeira. O que a motivou a lançar-se neste projeto?

Durante 18 anos, desenvolvi a minha experiência profissional em multinacionais, assumindo responsabilidades na área da Administração Comercial, mas principalmente como Controller Financeira. Tive oportunidade de trabalhar com os vários departamentos, melhorando e simplificando processos com a colaboração de todos os colegas. Nesses últimos dois anos, fiz a certificação em Life e Executive Coaching e decidi continuar este caminho com a certificação internacional em Business Coaching. Esta área fascinou-me pela importância que tem na vida dos empresários e das suas equipas! Dar o meu contributo preparando os empresários para ultrapassar desafios, dotá-los de ferramentas, know-how e de competências de liderança, capazes de promover o equilíbrio e a qualidade das suas vidas e dos seus colaboradores. Trata-se de participar ativamente na transformação das suas empresas, tornando-as rentáveis, saudáveis, com uma cultura e ambiente agradáveis, apelativas a novos colaboradores.

Qual a sua opinião em relação à importância da presença do Business Coaching no dia a dia dos empresários portugueses?

Todos procuram nos donos das empresas soluções para tudo, rápidas de preferência, mas a verdade é que são poucos os que estão preparados para lidar com todas as áreas que implicam gerir eficazmente uma empresa. A presença de um Business Coach é extremamente importante no dia a dia destes empresários. Mantém-nos focados no que realmente importa, ajuda-os no controlo do seu tempo e na gestão das suas prioridades, sem esquecer da tomada de consciência de que competências precisam de desenvolver. Ajuda-os a preparar a empresa e a sua equipa para que possam delegar, com confiança e segurança. Ajuda-os a mudar o seu mindset, a ter tempo para pensar, planear e concretizar. Ajuda-os a cuidar e a dedicarem-se verdadeiramente à sua equipa, com quem irão percorrer o caminho que traçarem para as suas empresas.

Faça um CheckUp 360º à sua Empresa!

Como funciona a análise360º ao seu Negócio?

1 – Responda ao formulário (não demora mais de dois minutos);

2 – São avaliadas quatro áreas fundamentais da sua empresa, através das suas respostas;

3 – É contactado para validar a perceção do CheckUp e receber a avaliação;

4 – É agendada uma sessão de Business Coaching, sem qualquer compromisso, com duração de cerca de duas horas.