Destaque Mulheres Inspiradoras Mundo Empresarial

“A Brain Power é pioneira na definição da nova estabilidade no futuro das carreiras comerciais”

Dar estabilidade laboral a quem não a tem é o grande desígnio da Brain Power. A empresa estabelece relações contratuais com profissionais independentes, que prestam serviços a outras empresas, mas com mais direitos e garantias. Fortemente vocacionada para a área comercial, trabalham sobretudo com consultores imobiliários. Sandra Soares, CEO da empresa, é a ideóloga e criadora deste conceito e explica-nos como tudo funciona.

“O futuro é estável” é a mensagem que nos recebe no vosso website. É uma mensagem que causa bastante impacto, sobretudo nos tempos que correm onde a instabilidade parece imperar. Como é que a Brain Power traz estabilidade neste contexto de incerteza?

É com o mote de responder a esta necessidade urgente de mais direitos, mais garantias e mais estabilidade dos profissionais cuja atividade seria primordialmente independente que surge o sonho e a missão da Brain Power. Connosco os trabalhadores independentes têm a possibilidade de trabalhar por conta de outrem dentro do seu setor de atividade, sem a necessidade de abandonarem a área que os apaixona em busca de mais segurança e estabilidade profissional. A Brain Power estabelece uma relação contratual com estes trabalhadores, de forma a que estes tenham acesso às mesmas liberdades e garantias que os outros profissionais que trabalham por conta de outrem. Com o nosso modelo de negócio único e inovador, oferecemos a segurança, a solidez, a previsibilidade e um maior equilíbrio profissional que os trabalhadores procuram. A Brain Power é pioneira na definição da nova estabilidade no futuro das carreiras comerciais.

Estabilidade, conhecimento, confiança. São estas as palavras-chave da empresa?

Sem dúvida que estes são os valores que nos definem. O conhecimento, porque estudamos ao pormenor cada contexto laboral em que operamos e partilhamos essa inovação com os nossos clientes e colaboradores. A estabilidade, uma vez que o nosso modelo de negócio oferece condições previsíveis, adequadas, sólidas e personalizadas, de acordo com as necessidades de negócio de cada colaborador e cliente. A confiança, porque cada um dos nossos projetos tem para nós uma dimensão fundamentalmente humana – as pessoas não são números nem estatísticas, são dignas e merecedoras de direitos e da nossa mais cuidada atenção.

A Brain Power é uma marca especializada no desenvolvimento, gestão e outsourcing de profissionais independentes. O que se entende por outsourcing de carreiras de Consultoria Comercial?

A Brain Power recruta, dá formação inicial, contínua e de especialização de forma a garantir que os nossos consultores possam prestar um serviço adequado e de acordo com os objetivos dos nossos clientes. Outsourcing é a colaboração desses nossos consultores no desenvolvimento de projetos de consultoria comercial junto dos nossos clientes de forma a que estes últimos possam crescer, quer em qualidade quer em volume de faturação.

Este vosso modelo tem algum prazo ou podemos dizer que é um processo constante?

O processo é constante, mutável e adaptável à realidade laboral do dia a dia. A forte capacidade de adaptação e a progressiva inovação do modelo Brain Power garante a longevidade do nosso negócio e, acima de tudo, a estabilidade e segurança profissional que pretendemos trazer para os trabalhadores independentes. Aliás, o crescimento que a nossa faturação anual tem registado nos últimos três anos, em que quase duplicámos o valor de faturação, registando uma taxa de crescimento de 95,43%, mesmo tendo atravessado o período pandémico, é uma das maiores provas de que o modelo Brain Power é cada vez mais necessário no mercado de trabalho de hoje e do futuro. Ainda, algumas empresas da nossa rede estão no top 5% melhores PMEs de Portugal, através da certificação da Scoring, o que comprova a nossa excelência e solidez na gestão operacional e financeira, motivo de orgulho para toda a equipa Brain Power.

De que áreas recebem mais profissionais?

Cerca de 90% dos profissionais que nos procuram e que trabalham connosco pertencem ao ramo imobiliário, contudo, também trabalhamos com profissionais como motoristas de transporte privado como a Uber, profissionais ligados à área da saúde, a energias renováveis, cabeleireiros, esteticistas, personal trainers, designers, solicitadores, profissionais da área do entretenimento, entre outros. No fundo, qualquer profissional prestador de serviços que exerça uma atividade como trabalhador independente, pode estabelecer uma parceria connosco e adquirir mais direitos e garantias laborais.

A Brain Power surgiu em Portugal em 2016 e conta já com dez franquias no país. Como se deu este crescimento em tão pouco tempo? Portugal foi recetivo a este tipo de serviços?

Portugal, bem como Malta e até Espanha e Itália, entre outros, são extremamente recetivos a modelos como o nosso. É importante, em todos os países europeus, que de uma vez por todas os consultores comerciais tenham direitos. Apesar da sua atividade ser classificada como independente, a verdade é que a complexidade fiscal (principalmente no nosso país) faz com que muitos consultores comerciais acabem por desistir do seu sonho e da possibilidade de terem uma boa remuneração, face à complexidade dos sistemas. Dessa forma, a Brain Power oferece um serviço completo aos consultores comerciais, onde eles não têm de se preocupar com mais nada que não seja aprender e estar focado no seu trabalho, evidentemente que tudo isto promove uma adesão crescente.

O que distingue a Brain Power das suas concorrentes, tanto em Portugal como nos restantes países onde atua?

Quando afirmamos que o modelo Brain Power é único é por que ele o é de facto, o que faz com que não possamos considerar que temos concorrência direta, pois não existe nada igual a nós, nem nacional, nem internacionalmente. Obviamente que existem empresas que, vendo o nosso sucesso e a mais-valia que a nossa empresa traz para o mercado, desenvolveram organizações tendo por inspiração o modelo Brain Power, o que nos faz sentir lisonjeados, pois é sinal que olham para nós como um caso de sucesso e um exemplo a seguir e também são uma motivação para continuarmos a inovar e a sermos únicos.
Contudo, não há nenhum concorrente que consiga oferecer a clientes e a colaboradores propostas de parcerias tão personalizadas. A nossa experiência, conhecimento e domínio das questões burocráticas, administrativas e legislativas do mercado é ímpar e é muito difícil de superar, mas é esta nossa característica, aliada à nossa atenção detalhada para com cada pessoa que constitui a nossa maior vantagem competitiva que nos posiciona de forma única e isolada no mercado.

Como é constituída a equipa da Brain Power?

A nossa equipa é um conjunto diverso de profissionais de excelência, unidos e unidas por este propósito comum: dar respostas personalizadas, atentas e inovadoras aos desafios do mercado laboral. Assim, de forma a garantir que prestamos o nosso melhor serviço, a equipa Brain Power divide-se pelos seguintes departamentos, cada um com funções bem determinadas: Administração, Contabilidade, Recursos Humanos, Formação, Pagamentos, Recibos de Vencimento, Apoio ao Cliente, Arquivo, IT, Marketing e Receção. Aliado a toda esta organização e rigor dos membros da nossa equipa, também apostamos num programa interno de formação contínua com o objetivo de potenciar as capacidades e a performance individual e coletiva de toda a equipa Brain Power. Para além disso, faz parte do ADN da Brain Power reconhecer a competência e a dedicação que os membros da nossa equipa e restantes colaboradores têm para com a organização e, por isso, fazemos questão que os salários repitam este compromisso e este agradecimento, bem como a preocupação pelo bem-estar e motivação de todos. Acreditamos que o sucesso se constrói em conjunto e não de forma individual e solitária e é assim que garantimos a melhor prestação dos nossos serviços e a longevidade do nosso negócio.

Falando agora sobre a Sandra Soares mais em particular, como foi o seu percurso até entrar neste ramo e chegar a CEO da Brain Power?

A minha formação académica está ligada às áreas do Marketing, Comunicação, Relações-Públicas e ainda em Mentoring. Posteriormente, a minha vida profissional e os desafios, necessidades e barreiras que lá encontrei foram o que me deram o alento e a vontade de querer trazer algo para o mercado que solucionasse estes diversos obstáculos, não só a mim, mas a todos os que estivessem numa situação idêntica, pois não queria desistir dos meus sonhos profissionais só por causa da falta de direitos e de estabilidade que o mercado me oferecia. Construí uma carreira na área da consultoria comercial onde senti na pele os medos, a falta de direitos e de garantias, as dificuldades, as barreiras e a complexidade fiscal que estes profissionais enfrentam todos os dias, o que me deu um conhecimento exaustivo do mercado e das fragilidades do mesmo. Também exerci na área da formação, o que me deu a oportunidade de perceber a importância que esta tem na progressão das carreiras, no aperfeiçoamento e motivação dos profissionais e na inovação, bem como percebi as lacunas formativas que a maioria das empresas em Portugal tem. Conto também com um percurso ligado à gestão de empresas onde ganhei uma compreensão maior pelas pessoas e a importância de olhar para uma equipa, não só pelos resultados que obtém, mas também pelas pessoas que são e o que acrescentam individualmente à empresa. Foi perante este meu percurso profissional e devido a todo o conhecimento e experiência que adquiri e às adversidades que enfrentei que idealizei, desenhei e implementei o modelo Brain Power, para que mais nenhum consultor comercial se sentisse obrigado a desistir da sua carreira de sonho por falta de estabilidade, direitos e garantias do mercado de trabalho.

Como se descreve enquanto líder de uma empresa da dimensão da Brain Power? Que caraterísticas vê como sendo imprescindíveis para essa função?

Para mim, líder é aquele que, além de coordenar, também sabe fazer e inspira os outros a trabalharem para serem a sua melhor versão. Além disso, o meu foco e o meu propósito são as pessoas, não são os resultados, pois sem as pessoas que fazem parte da minha equipa eu até poderia ter uma excelente ideia de negócio, mas não a conseguiria colocar em prática e chegar ao patamar onde a Brain Power está se não fossem também essas pessoas. Enquanto líder, eu tento analisar o potencial individual de cada um e perceber o que essa pessoa pode acrescentar à equipa e o que é que a equipa pode acrescentar a ela.

Como se visualiza a si e à Brain Power daqui a dez anos?

No momento de incerteza económica, política, social e financeira que o país e o mundo enfrentam é difícil projetarmos e colocarmos objetivos a tão longo prazo. Contudo, acredito que o modelo Brain Power continuará a fazer sentido e a ser necessário no mercado de trabalho para a melhoria das condições laborais de diversos profissionais. Por isso, vejo-me a continuar este meu legado e gostava que a Brain Power daqui a dez anos tivesse uma rede de mais de 30 mil consultores, estarmos a trabalhar com mais de cinco países na Europa, que conquistássemos uma carteira com cerca de dez mil clientes nacionais e internacionais e que em 2033 faturássemos 250 milhões de euros.