Turismo

Bleisure: o lazer durante uma viagem de negócios

E se pudesse juntar lazer a uma viagem de negócios? Bleisure (“Business Travel” + “Leisure Travel”) é o conceito que quebra fronteiras pessoais e profissionais e está a ser uma tendência 2023.

A separação entre trabalho, viagem e lazer é cada vez menos necessária, havendo já um conceito que aborda este tema: “Bleisure” une as palavras “Business Travel” (viagem de negócio) e “Leisure Travel” (viagem de lazer). É cada vez mais comum incluir numa viagem de negócios o lazer, isto é, depois do horário de trabalho, poder usufruir da cidade ou até decidir estender a sua estadia até ao fim de semana ou colocar alguns dias de folga.

Em contrapartida, é também comum um colaborador trabalhar remotamente e poder, por essa razão, estar em qualquer local de mundo – são os designados nómadas digitais, que aproveitam para conhecer um novo país enquanto se encontram a trabalhar. O mundo digital tem vindo a ganhar influência no meio empresarial. Os confinamentos provocados pela pandemia Covid-19 vieram acelerar este processo, obrigando muitas empresas a tornar todo o seu método de trabalho digital. Os colaboradores começaram a trabalhar remotamente ou em modo híbrido, deslocando-se ao local de trabalho só
durante alguns dias da semana. Esta modalidade foi uma mudança de mentalidade, tanto para os colaboradores, como para os empresários, que constataram o bom funcionamento deste modelo de trabalho.

Recuperando novamente o conceito “Bleisure”, as empresas têm verificado que aceitando esta quebra de fronteiras entre o lazer e o trabalho, os seus colaboradores são mais produtivos e ficam mais tempo nos seus cargos. De acordo com Jeanne Liu da Global Business Travel Association, citada num artigo da BBC, mais de um em cada três colaboradores em viagens de negócio incluem uma vertente de lazer. Para além
disso, poder levar a sua família e incluir momentos mais descontraídos à viagem, torna-a menos stressante e os negócios costumam correr melhor.

As próprias companhias aéreas já têm registado uma maior receita nas viagens que combinam trabalho com lazer. De acordo com a State of Travel 2022 Report, mencionado na revista Exame, houve um crescimento de 7%, de 2019 a 2022, das viagens de negócio que são estendidas para o fim de semana.

As seguradoras ou agências de viagem que apresentem um serviço mais personalizado para viagens de negócios têm verificado o seu número de clientes a crescer, considerando que estes pretendem evitar o maior número de constrangimentos possíveis durante a viagem. Por essa razão, têm sido criadas plataformas de viagens de negócio que facilitam todo o processo, ao disponibilizar um apoio 24 horas e gratuito durante toda a estadia, ao juntar numa só página todos os serviços que necessita de reservar (voos, hotel, aluguer de carros, entre outros) ou até a oferecer descontos empresariais nestes diversos serviços.

O “bleisure” é uma tendência que veio para ficar e apresenta grandes prospeções de crescimento. O turismo é o grande beneficiado, podendo as empresas relacionadas retirar um grande proveito destas viagens de negócios associadas ao lazer.