Formação

Proruris EM: Na linha da frente do desenvolvimento rural de Vinhais

Situada no interior transmontano, em Vinhais, a PRORURIS EM, tem como principal objetivo fomentar e dinamizar iniciativas e eventos no âmbito do desenvolvimento rural, assim como promover as potencialidades agrícolas e florestais do concelho em que se insere. Neste sentido, esta entidade desenvolve uma série de programas de formação e qualificação das gentes de Vinhais, visando impulsionar a competitividade do município.

Desde a sua génese, a Proruris EM está encarregue de ser um importante motor para o desenvolvimento e modernização da vertente rural do município, aumentando a eficiência técnico-económica e o rendimento das explorações agrícolas do concelho, bem como a melhoria das condições de vida das famílias da comunidade. Para que a missão da entidade de Vinhais possa ser alcançada com sucesso ano após ano, a Proruris EM disponibiliza uma série de serviços, onde se destaca a formação e qualificação da população local nas áreas da produção agrícola e animal, silvicultura e caça, indústria alimentar, artesanato e ciência informática.

Em termos concretos, são dinamizados os cursos de formação inerentes das obrigatoriedades legais em vigor, emanadas pelas diretivas europeias: Curso de aplicação dos produtos fitofarmacêuticos: inicial e renovação e COTS – Conduzir e Operar com o Trator em Segurança. Pontualmente, são ainda realizadas ação de formação em outras áreas, procurando-se colmatar diferentes necessidades de formação, entre os quais no setor da apicultura, agricultura biológica, transporte de animais de curta duração.

Um dos grandes desafios com que a Proruris EM se tem de deparado no terreno, está relacionado com a digitalização da agricultura. Embora seja uma necessidade fundamental para aumentar a produtividade do setor, segundo os censos de 2021, grande parte dos agricultores da região têm já uma idade avançada e conta com um baixo índice de escolaridade (44,4% da população tem mais de 65 anos e cerca de 39,2% da população com mais de 15 anos só tem o 4º ano).

Paralelamente, Vinhais é uma localidade do interior do país e com uma economia assente nas atividades agrícolas e pecuária, onde o envelhecimento e a baixa escolaridade da população do concelho criam dificuldades adicionais ao cumprimento de todas as exigências legais (comunitária e nacional) e burocráticas do setor agrícola.

Face aos desafios encontrados, a Proruris EM desenhou uma estratégia de intervenção formativa bastante minuciosa e que tem em conta as principais debilidades dos trabalhadores do município e das principais habilidades a serem adquiridas. Desta forma, a Proruris EM empenha um papel preponderante para o concelho de Vinhais tocando-lhe a responsabilidade de manter uma proximidade com o agricultor, proporcionando-lhe todo o tipo de assistência técnica, por forma a atenuar estas dificuldades.