Formação Mundo Empresarial

RM HUB: a academia pioneira de Revenue Management em Portugal

Foi em 2018 que Rudi Azevedo fundou a primeira, e única, academia de Revenue Management portuguesa. Chama-se RM HUB e acaba de se tornar uma entidade formadora certificada pela DGERT.

O Revenue Management (RM) é uma modalidade de gestão que surgiu nos anos 70, nas companhias de aviação norte americanas, e que tem transformado a forma de como a gestão é realizada e percecionada. Segundo Rudi Azevedo, CEO da RM HUB, este conceito de gestão é bastante complexo e envolve uma quantidade de tecnologia assinalável, tornando-a mais difícil de entender e dominar. Como tal, só era implementada por grandes grupos internacionais e apenas estava acessível, no âmbito da formação de ensino, àqueles que tinham capacidade de investimento pessoal.

Resultante da sua vasta experiência, 20 anos a trabalhar em grandes empresas internacionais, Rudi Azevedo decidiu arriscar e unir formadores com percursos semelhantes, estreitar parcerias com empresas tecnológicas e implementar um sistema de preços acessíveis a todos. Criou, assim, a primeira e única academia de Revenue Management em Portugal.

Com um compromisso com os seus clientes, colaboradores e fornecedores e com um pacto com a resiliência, inovação e foco, a RM HUB, durante estes anos, tem vindo a ser reconhecida pelo mercado hoteleiro nacional e internacional. Foi em plena pandemia que tiveram mais “tempo de antena com os formandos” e foram sendo requisitados para “intervenções de RM em determinados hotéis”, como referiu o CEO. Os resultados das formações começaram a ser visíveis de tal forma que começaram a gerir “alguns hotéis, tendo neste momento mais de 60 hotéis em consultoria e tendo já formado mais de 1000 pessoas”, explicou Rudi Azevedo.

Em janeiro de 2022, a RM HUB renovou a sua marca aumentando-a para três submarcas. A RM Academy, responsável pela formação na área do Revenue Management para empresas e particulares, desde formações à medida até formações para pequenos grupos, até 15 pessoas. A RM AllIn-One na área da consultoria de gestão de RM que conta, neste momento, com mais de 60 hotéis na Europa. E, por fim, a RM Accelerate na área de consultoria de Vendas. Todo este trabalho é assente numa equipa de 16 profissionais especializados que têm, em média, dez a 15 anos de experiência, com uma grande disponibilidade para partilhar o seu conhecimento.

Um ano depois da renovação da marca, a empresa tornou-se numa entidade formadora certificada após ter recebido a certificação da Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) com competência específica de gestão do Sistema de Certificação de Entidades Formadoras. Para o empresário, esta certificação é mais um incentivo ao plano delineado em 2018 e é “um forte indicador” de que estão a “trabalhar com os pressupostos corretos”. Por isso, conclui Rudi Azevedo, “o caminho que temos pela frente é agora ainda mais desafiante.”