Saúde, Estética e Bem-Estar

A arte de formar com qualidade e profissionalismo

Fascinada pelo mundo dos cabelos e da estética desde sempre, Sofia Oliveira tornou-se formadora profissional certificada e, hoje em dia, possui um espaço físico em Espinho. Trata-se do Sophia Studio & School, um centro de formação nas áreas da estética, beleza e bem-estar, que damos a conhecer nesta edição.

Foi em 2013, quando decidiu deixar o cargo de assistente de fiscalização, que Sofia Oliveira se dedicou a 100% a esta área. Começou por se formar em estética e, posteriormente, em cabeleireiro, sendo o Penteado Artístico o que mais a cativa. Em 2019, depois de já se ter estabelecido por conta própria, fez a formação de formadores. “Tirar esta formação foi o que me permitiu alcançar o que tenho hoje financeiramente, fisicamente e emocionalmente”. Por questões de saúde, optou por deixar o atendimento ao público, mantendo, somente, o apoio em dois lares de terceira idade, onde ainda presta serviço semanalmente, enquanto cabeleireira. Porém, como gosta de se manter ativa, embora com regras e respeitando os próprios limites, decidiu abrir o centro de formação. “Comecei numa sala pequena e hoje tenho um espaço com quatro salas de formação, preparadas para receber quem nos procura”.

A integrar a equipa de formadoras do Sophia Studio & School estão Cristiana Gonçalves (@body_and_skin_concept), a ministrar as ações de Laser Vascular, Podológico e Pedicure Medical, Susana Reis (@yourmomentmakeupbysusanareis), em determinadas ações de maquilhagem, a par de Sofia Oliveira, Cristiana Pereira (@cristianapereirastudio), na área das unhas de gel e art nail, Filipa Pereira (@filipapereirastudio), em estética avançada, e Nídia (@_estetica_e_bemestar_), na área das massagens.

Todas as formações têm conteúdo teórico e, seguidamente, prática em contexto real, com a disponibilidade de todos os materiais necessários à correta aprendizagem de cada uma das ações que ministram. Para além disto, cada ação de formação é registada na plataforma SIGO, o que atesta, às formandas, uma formação devidamente certificada, que passa a constar no seu passaporte formativo, o Passaporte Qualifica.

Em parceria com a formadora Susana Reis, maquilhadora profissional, nas épocas festivas realiza penteados artísticos e maquilhagens para as noivas e convidadas. No gabinete, presta atendimento ao público, pois considera importante manter-se ativa, de forma a que o conteúdo lecionado em formação “seja realista”. Fez sempre questão de sobrepor a qualidade à quantidade. É por isto que cada turma de Sofia Oliveira conta, no máximo, com três alunas. O feedback que recebe é “extremamente positivo e gratificante”. Relativamente a objetivos, o próximo, que afirma estar para breve, passa pela certificação da empresa pela DGERT (Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho), uma vez que permitirá abrir horizontes, explorar outras áreas formativas para além dos cuidados de beleza e aceder à formação cofinanciada, procurada por muitas pessoas.