Gastronomia | Vinhos

A escolha mais sustentável: arroz 100% português

Diretor Comercial e de Marketing: Filipe Ventura

Dez orizicultores da Lezíria Ribatejana deram vida, em 1997, à Orivárzea, que se dedica à produção e comercialização de diferentes variedades de arroz, em especial o carolino. O Bom sucesso é a sua marca mais reconhecida no mercado, mas em todas a preocupação está na qualidade e sustentabilidade.

Com 26 anos de existência, a Orivárzea atualmente exporta para os mercados europeu, asiático, americano e africano. Conta com cerca de 39 produtores, numa área de 3900 hectares. É reconhecida principalmente pelo arroz Bom Sucesso, mas também detêm o Baby Rice, o arroz carolino das Lezírias Ribatejanas e o Belmonte. A qualidade é o seu principal fator de preocupação, destacando as várias certificações obtidas na produção, nos campos e na embalagem final.

O arroz da Orivárzea é 100% português, sendo produzido em terrenos no Ribatejo e apenas semeiam e embalam “uma única variedade por tipo de arroz, por exemplo Ariete no tipo Carolino, Elettra no tipo Aromático ou Sfera no tipo Sushi”, explica-nos o diretor comercial e de Marketing, Filipe Ventura. É de ressaltar que 80% do arroz consumido em Portugal é importado e o que chega cá é, na maioria, produzido em “países de condições de trabalho precárias”.

De acordo com a marca, o arroz produzido em Portugal conseguiria responder às necessidades do consumidor, mas este também acaba por ser quase todo exportado.

As alterações climáticas são um dos desafios a enfrentar, sendo expectável uma redução da quantidade produzida de arroz. No entanto, a Orivárzea está comprometida em encontrar soluções, sendo um exemplo disso a rega gota a gota. Alcançar a sustentabilidade é essencial para a marca, tornando os seus terrenos mais produtivos e a fábrica mais ecológica e eficiente, tendo já conseguido que 35% da energia utilizada provenha dos seus painéis solares.

“A Orivarzea é de produtores, de Portugal (Ribatejo), e se queremos ter futuro neste meio (ambientalmente, socialmente e economicamente), precisamos de estar formalmente responsáveis para que possamos existir no futuro”, afirma Filipe Ventura.

A marca já soma várias distinções, sendo o arroz Bom Sucesso eleito Escolha do Consumidor pelo 11º ano consecutivo, tendo já sido anteriormente distinguido como Produto do Ano e Sabor do Ano. A Orivárzea esteve também recentemente entre os 12 finalistas como PME-Empresa Sustentável. Apesar de serem várias as revalidações do seu valor enquanto empresa e produto, Filipe Ventura confessa que nunca é demais e que é um “orgulho para todos nós que haja uma larga maioria a confirmar e preferir o nosso arroz e a forma como ele é tratado em todo o processo”.