Saúde, Estética e Bem-Estar

Estética integrativa: trabalhar a beleza através da saúde e bem-estar

Ao especializar-se em harmonização corporal, Andreia Coelho encontrou a estética integrativa, defendendo a promoção da saúde e bem-estar. Com os seus gabinetes na Body Moments, em Faro, consegue atrair clientes não só pela mudança física, mas também pela melhoria do estilo de vida.

Andreia Coelho já nasceu e cresceu no mundo da beleza, entre a estética e os cabeleireiros, sendo inevitável não se apaixonar pela área. A mãe é cabeleireira e o pai naturopata e osteopata, integrando uma ervanária. “Tudo ligado à saúde, à beleza e ao bem-estar, ou seja, era tudo num só”, afirma.

Quando terminou o secundário decidiu seguir a área da estética e especializar-se numa área mais inovadora, ainda pouco desenvolvida na altura no nosso país. É assim que surge o interesse pela harmonização corporal. Andreia Coelho foi investindo em formações, principalmente na área do corpo.

“Eu quis começar a tratar o cliente de forma única e individual, um tratamento específico para ele, de dentro para fora”, afirma, explicando também que é assim que funciona a estética integrativa, trabalhando de forma mais ampla – pré, durante e pós – e aliando outras áreas do bem-estar e saúde.

Atualmente, assume trabalhar um método “único, personalizado e revolucionário”. Inicialmente realiza uma avaliação prévia, sugere uma preparação com suplementação, de modo a ativar a desinflamação do organismo (com produtos da ervanária do pai), e realiza uma preparação do organismo em gabinete. Segue-se então um tratamento único, que dependendo de cada cliente, poderá durar quatro, oito ou dez semanas. A sessão principal é a de criolipólise, uma técnica avançada de criomodelagem; mas também poderá ser realizada uma sessão única de criomodelagem. Cada tratamento é personalizado, na forma, no tempo e no tipo de manípulo utilizado. Terminado o tratamento, é realizado todo um acompanhamento e tenta-se potencializar os resultados.

Para além da harmonização corporal, Andreia Coelho e a sua equipa disponibilizam serviços específicos para o tratamento da celulite e flacidez, realizam limpezas de pele “premium” e outros tipos de tratamentos de rosto.

A profissional tem os seus próprios gabinetes na Body Moments, em Faro, onde já se inseria a ervanária do pai e agora abrange todo um conjunto de serviços: consultas de nutrição, tratamentos de osteopatia, naturopatia e hipnoterapia. Todos eles integram a visão integrativa de Andreia Coelho, explicando que muitas vezes o cliente que pretende mudar o seu corpo necessita de outras ajudas: “a pessoa precisa também de tratar o seu interior, de forma a conseguirmos atingir outro tipo de resultados”.

O Body Moments promove também um ambiente acolhedor e relaxante e é isso que os clientes mais comentam, referindo que já se encontram “zen” mal entram no corredor. O objetivo passa por tornar o cliente mais calmo, para que o tratamento decorra tranquilamente.

O papel e a relação com a saúde

A maioria dos clientes que procuram os serviços de Andreia Coelho já o fazem numa fase final, tendo já tentado o exercício físico e a alimentação, mas sem sucesso. Quando obtêm sucesso com o tratamento estético “eles próprios não acreditam”. A profissional refere que os clientes agradecem mais pela mudança de hábitos, do que pela mudança física, permitindo-lhes ter uma maior qualidade de vida.

Esta maior qualidade de vida possibilita também uma melhoria na sua saúde, uma área pelo qual alguns clientes procuram o serviço. Andreia Coelho adverte que a estética não funciona sem saúde e isso está visível nos seus tratamentos de preparação, tais como a desinflamação e desintoxicação: “um corpo inflamado não tem capacidade de resposta ao tratamento estético”, afirma.

O ensino, a gratificação e o futuro

Para além do constante investimento em formações de estética e na área da harmonização corporal, a profissional decidiu tirar o curso de formação de formadores. “Eu sou uma faladora nata e gosto muito de transmitir o que sei”.

Atualmente disponibiliza duas formações: a ABC da aparatologia, uma formação base em tratamentos de corpo para trabalhar com qualquer tipo de equipamentos; e a de limpeza de pele. A maioria das pessoas que recorrem às formações procuram responder às suas próprias dúvidas que surgem nos tratamentos que efetuam. Andreia Coelho confessa-se fascinada por este mundo e considera ser gratificante poder “transmitir aquilo” que sabe.

Revela também que quer crescer mais nesta área de formadora e como profissional de estética integrativa. As previsões futuras passam por fazer crescer a equipa e o espaço, para além de especializar-se em métodos mais específicos e únicos.