Beleza e Lifestyle

“Só a mudar podemos crescer”

Numa era onde a busca pela beleza e bem-estar se tornou uma prioridade para muitos, a indústria da estética e cuidados pessoais ganha cada vez mais destaque. No coração desta tendência, encontra-se a trajetória de Sarah Meira, fundadora da Academia Sarah Meira. É dessa sua jornada pessoal e profissional que nos fala nesta entrevista, bem como dos desafios e triunfos que a levaram a abrir a sua própria academia.

A história profissional de Sarah Meira começa na sua juventude, quando o fascínio pelas massagens a levou a ingressar no curso profissional de Técnicas de Termalismo e Bem-estar. Durante esse período, uma paixão pela arte das unhas começou a florescer. “Quando terminei o ensino secundário, decidi fazer o meu primeiro curso de unhas de gel e, logo em seguida, o curso de esteticista/cosmetologista”, explica. Esses passos iniciais foram o ponto de partida de uma jornada de aprendizagem contínua, pois, até hoje, Sarah Meira nunca parou de procurar aperfeiçoamento e formação em novas técnicas.

Já em 2020, tomou uma decisão corajosa: despediu-se do seu emprego e deu vida ao sonho de adolescência – inaugurar a Academia Sarah Meira. Quando questionada sobre a importância desse passo, compartilha: “a Academia foi algo que eu sempre quis ter, não no formato daquilo que é hoje, mas sempre sonhei em ter o meu próprio negócio e poder proporcionar ao cliente uma experiência diferente.”

Sobre a equipa, revela que sempre pensou que iria trabalhar sozinha, mas com o tempo foi encontrando as pessoas certas para se juntarem a este projeto. “Nunca houve um processo de escolha propriamente dito, todas elas foram minhas alunas em algum momento das suas carreiras e à medida que a Academia ia crescendo, elas voltavam a cruzar-se no meu caminho.” Atualmente, a equipa é composta por quatro membros permanentes, incluindo Sarah, e também Patrícia, Anaïs e Susana, juntamente com duas estagiárias, Salomé e Beatriz. Esta dinâmica permite um atendimento em horários mais flexíveis e a oferta de uma variedade de serviços, com o estilismo de unhas como especialidade comum a todas.

Neste mês de novembro, a Academia Sarah Meira comemora o seu terceiro aniversário, um marco significativo na vida de qualquer negócio. Os primeiros anos não foram isentos de desafios, incluindo a pandemia da Covid-19 e a gravidez de Sarah. No entanto, a fundadora da Academia expressa a sua gratidão e orgulho pela evolução do seu projeto, elogiando a sua equipa que continuou a prestar um serviço de qualidade mesmo na sua ausência.

O contributo para a formação de novos profissionais

Um dos aspetos mais notáveis da carreira de Sarah Meira é a sua dedicação à partilha de conhecimento. Tornou-se formadora e ministra cursos para outros profissionais da área da beleza e estética. “Eu não me esqueço do que é estar do outro lado, querer aprender uma profissão e não saber por onde começar”, e acrescenta: “quero ser para as minhas alunas a melhor formadora que eu poderia ter tido.”

As formações e workshops oferecidos pela Academia abrangem uma variedade de tópicos, com foco no estilismo de unhas, mas incluindo também tratamentos faciais, corporais, depilação, entre outros. Para se inscrever, basta entrar em contacto com a academia e manifestar o seu interesse.

Além disso, Sarah Meira e a sua equipa estão comprometidas com a atualização constante das suas competências, mantendo-se a par das últimas tendências e técnicas no mundo da estética e das unhas. Como Sarah enfatiza, “esta área está em constante evolução, e queremos entregar serviços com técnicas atualizadas.”

Em 2023, Sarah tornou-se oficialmente revendedora da marca HN hit nails, o que acrescentou um novo papel às suas atividades. Essa parceria permitiu que os cursos de unhas oferecidos pela Academia incluíssem kits aprimorados sem aumentar os preços, proporcionando uma experiência ainda mais enriquecedora para as suas alunas.

Para aqueles que estão a considerar ingressar na indústria da beleza e estética, Sarah Meira oferece um conselho valioso: “Façam muitas formações, não se fiquem só pelas formações iniciais. É preciso fazer aperfeiçoamentos, conhecer técnicas novas também para se desafiarem e depois para confiarem no processo. Não importa como ou onde começamos, temos é de começar e não podemos nunca impor limites nos nossos sonhos.”

Um futuro ambicioso

Sarah Meira tem uma visão de futuro ambiciosa para a Academia Sarah Meira. A dona e fundadora da Academia deseja continuar a crescer, inovar e aperfeiçoar a sua oferta de serviços e formação, até porque, afirma, “só a mudar podemos crescer.” Para o futuro, enquanto equipa, pretende “continuar a estudar e ver onde e como podemos melhorar a experiência do cliente. Enquanto formadora, tenho novos projetos e formações em vista que, sem dúvida, vão fazer a diferença para quem quer fazer da beleza a sua profissão.”

A Academia Sarah Meira torna-se assim um exemplo de dedicação, paixão e compromisso com a excelência na indústria da beleza e estética. Com uma equipa unida e uma líder determinada, o futuro promete ser promissor para aquilo que costumava ser apenas um sonho de adolescente.