Contabilidade e Finanças

Uma “escola” que ensina a conseguir ter mais dinheiro na carteira

O livro “Escola de Finanças Pessoais”, de Andreia Melo e Tânia Matos, é uma abordagem inovadora à literacia financeira. Esta obra pretende, acima de tudo, explicar como é possível alcançar nota máxima nesta temática, mesmo sem ser especialista na área.

Numa altura em que as questões financeiras estão bastante presentes na cabeça da maioria dos portugueses, Andreia Melo e Tânia Matos, criadoras do projeto “Contas em Dia”, lançaram o livro “Escola de Finanças Pessoais”, em janeiro deste ano. A obra, com a chancela da editora Contraponto, procura contribuir para um maior conhecimento sobre a área financeira em Portugal e, tal como o nome indica, direcionar as finanças pessoais até um patamar de sucesso, mesmo sem a pessoa “ser especialista em ‘banquês’ ou ‘financês’, ́dialetos’ praticamente incompreensíveis para a maioria dos portugueses”, sublinha a editora, em nota de imprensa.

Escrito com o público mais jovem em mente, mas contendo informações úteis para pessoas de todas as idades, o livro “Escola de Finanças Pessoais” desmistifica, “de uma maneira simples e interativa”, algumas das conceções associadas ao dinheiro. Esta obra surge depois de diversas queixas de que a escola não prepara os alunos, futuros jovens e adultos, para os desafios do quotidiano, nomeadamente para lidar com o dinheiro. Ao reconhecerem esta lacuna no sistema de ensino português, as autoras querem levar os leitores para uma escola que ensina “muito mais do que a conferir o troco”.

O livro proporciona a aprendizagem de técnicas para elaborar orçamentos mensais e anuais, conhecer os impostos e as contribuições a pagar, perceber o que implica trabalhar a recibos verdes, os prós e os contras dos vários tipos de crédito, gerir despesas e compreender como alcançar a independência financeira através de um planeamento do futuro.

À medida que vão “lecionando a matéria”, as autoras esclarecem dúvidas e, no final de cada capítulo, apresentam um resumo de toda a matéria abordada na parte em questão. São mais de 110 ilustrações, esquemas e gráficos e QR codes exclusivos a fazerem parte do processo de aprendizagem.

“O ditado ‘o dinheiro não é de quem o ganha, mas sim de quem o poupa’ é um grande ensinamento que podes levar para a vida. Mas nós fizemos um update que vais compreender na perfeição neste livro”, afirmam as autoras.