A Transumo é uma empresa familiar, do ramo da logística e dos transportes rodoviários de todo o tipo de mercadorias, que, neste momento, já vai na segunda geração. Sónia Morais é uma de dois sócios e, em entrevista à IN Corporate Magazine, conta como é pertencer a esta equipa.
Foi com apenas 16 anos que Sónia Morais começou a ter contacto com o mercado de trabalho, ao exercer funções na administração da Transumo, a empresa dos pais. Posteriormente, passou a auxiliar o gabinete de contabilidade e a secção operacional, mais concretamente na gestão dos camiões. Porém, nunca esqueceu a importância dos estudos e se durante o dia trabalhava, à noite estudava.
Mais tarde, uma vez que o pai adoeceu e, consequentemente, teve de se afastar dos ‘comandos’ da empresa, Sónia Morais e o irmão assumiram a gestão da Transumo. “Ser gerente de uma empresa de transportes é um enorme desafio. Sinto que com este cargo conseguimos um enorme desenvolvimento pessoal. Apesar de não ser fácil e de já termos tido momentos menos bons, felizmente, têm sido todos ultrapassados com sucesso”.
Se há uns anos tudo o que tinha que ver com cargas e descargas de mercadorias era associado ao sexo masculino, atualmente já é notável uma maior presença do sexo feminino no setor. “Eu lembro-me que houve uma determinada altura em que só falava com profissionais homens e, hoje em dia, já há muitas mulheres a gerir o tráfego. Portanto, cada vez mais as mulheres estão a entrar neste mundo dos transportes, o que me deixa muito feliz”.
A Transumo é uma empresa que se pauta pela orientação para as necessidades dos clientes, pela qualidade máxima nos serviços prestados, pela melhoria contínua das competências, pelas boas práticas ambientais e pela segurança no trabalho. “Para nós, em primeiro lugar, o cliente tem de ficar satisfeito. Esforçamo-nos para prestar um serviço de excelência”. Para além disto, também o bem-estar dos colaboradores é valorizado. “Considero muito importante as pessoas trabalharem com gosto, com motivação, sentirem-se bem onde trabalham, e eu sinto que os nossos colaboradores sentem isso. Na nossa empresa há um ambiente saudável”.
Relativamente aos anos de atividade, Sónia Morais faz um balanço “bastante positivo” e refere que na Transumo tentam sempre evoluir e serem melhores do que no dia anterior. “Nós nunca sabemos tudo, aprendemos sempre diariamente”.
No que diz respeito ao futuro, o objetivo da empresa é continuar a satisfazer os clientes com o “serviço de excelência” a que já os habituaram, manter o ambiente saudável da equipa e continuar a evoluir com as aprendizagens diárias e constantes.