Mulheres Inspiradoras

Artéria Rústica: um serviço experiente e personalizado

Maria Madeira, que se dedica há 15 anos à mediação imobiliária, sentiu, em 2023, que era o momento de criar uma marca que primasse pela proximidade com o cliente. Foi desta vontade que resultou a agência Artéria Rústica, sediada em Sines.

Durante 13 anos, Maria Madeira teve a oportunidade de desenvolver competências essenciais deste setor “tão dinâmico”, enquanto associada de uma imobiliária de renome. Ao longo dos anos dedicou-se “intensamente” à mediação na compra e venda de imóveis, com especial foco na região do Alentejo, o que lhe permitiu adquirir um “conhecimento profundo” do mercado e das necessidades das pessoas. “Cada transação bem-sucedida e cada desafio superado contribuíram para o meu crescimento, reforçando o compromisso com o profissionalismo e a personalização no atendimento”.

Em 2023 sentiu que era o momento de dar um passo mais audacioso na trajetória que havia iniciado há uns anos e decidiu fundar a própria empresa. Esta decisão permitiu-lhe aplicar todo o conhecimento que foi acumulando e oferecer um serviço ainda mais próximo e adaptado às expectativas dos clientes, especialmente na região do Alentejo Litoral, acompanhando-os em todas as fases do processo imobiliário.

“Fui percebendo que cada pessoa tem desafios e expectativas únicas e a minha visão sempre foi a de proporcionar um acompanhamento mais dedicado, com total transparência, confiança e profissionalismo”. A agência nasceu deste desejo de criar uma “marca diferenciadora”, focada não apenas na compra e venda de imóveis, mas também na construção de relações duradouras e autênticas com os clientes.

Hoje, com mais de uma década de experiência, continua dedicada a concretizar os sonhos de quem a procura, sempre pautada pela integridade, pela paixão que tem ao que faz e pelo compromisso em contribuir “para um mercado imobiliário mais transparente e eficiente”.

O atual estado do mercado imobiliário na região

Com o crescimento económico do Litoral Alentejano, impulsionado pela expansão do Porto de Sines e pelo investimento em energia renovável e indústria, existe uma forte procura por apartamentos, moradias unifamiliares e terrenos urbanos para construção.

Muitas famílias e profissionais deslocam-se para a zona em busca de habitação própria e/ou de arrendamento, por motivos profissionais, sendo que, a procura de uma qualidade de vida longe de centros urbanos com maior densidade populacional e a proximidade ao mar serão, igualmente, fatores que influenciam a escolha da região.

Segundo Maria Madeira, o mercado de arrendamento em Sines e nas cidades mais próximas ao complexo industrial da cidade está muito dinâmico, especialmente devido à chegada de trabalhadores ligados à indústria e logística. Apartamentos T2 e T3 são os mais procurados, tanto para habitação própria, como para arrendamento de média e longa duração, o que fez aumentar a procura de apartamentos para investimento.

“Cada pessoa tem desafios e expectativas únicas e a minha visão sempre foi a de proporcionar um acompanhamento mais dedicado, com total transparência, confiança e profissionalismo”

Há um crescente interesse por propriedades campestres, seja para turismo rural, produção agrícola ou, simplesmente, para quem quer um estilo de vida mais tranquilo e sustentável. As zonas de Santiago do Cacém, Odemira e Grândola são muito procuradas por este perfil de comprador.

Destinos como Porto Covo, Vila Nova de Milfontes e Melides continuam a atrair investidores e particulares que procuram casas junto ao mar, seja para uso próprio, como casas de férias e segundas habitações, ou para alojamento local.

A procura elevada e o interesse crescente de investidores nacionais e internacionais fazem com que os preços na região estejam em valorização, especialmente nos imóveis bem localizados e com potencial turístico ou de rentabilidade.

O desempenho da Artéria Rústica

“Fazer um balanço deste período de atividade é, sem dúvida, motivo de muita satisfação. Em pouco mais de um ano, conseguimos estabelecer relações de confiança que nos permitem entender profundamente as necessidades dos nossos clientes e oferecer um atendimento verdadeiramente personalizado”.

A resposta positiva e o reconhecimento de quem recorre aos serviços têm sido fundamentais para o fortalecimento da marca, ajudando a consolidar a presença no mercado do Litoral Alentejano, especialmente na cidade de Sines. Desde a procura crescente por imóveis com potencial de reabilitação e pela procura crescente de imóveis para habitação e investimento numa zona de franco crescimento como Sines, até à valorização das residências próximas à costa, cada desafio tem representado uma oportunidade para aprender, inovar e aprimorar os serviços.

“Acreditamos que um atendimento próximo, com escuta ativa e aconselhamento adequado, é o que realmente nos diferencia no competitivo mercado imobiliário e que vem reforçar a importância da proximidade e da transparência no acompanhamento ao cliente”.

Este período tem sido uma fase de consolidação e crescimento para a consultora, onde os desafios se transformaram em oportunidades e cada experiência reforçou o compromisso com os clientes e o mercado onde trabalha. “Através da agência, continuo a atuar com o mesmo entusiasmo e compromisso, ajudando pessoas a concretizar os seus sonhos imobiliários com a segurança de estarem a tomar as melhores decisões. Posso dizer que a Artéria Rústica foi a concretização do meu sonho pessoal”.