Turismo e Lazer

Águas cristalinas e paisagens de xisto fazem de Arganil um refúgio perfeito de verão

Num país em que o litoral concentra as atenções nos meses quentes, há um interior onde a frescura corre em estado puro. Arganil é um excelente exemplo, nas alternativas que oferece: mergulhos em rios cristalinos, aldeias que parecem intocadas e a tranquilidade que muitos já esqueceram que existe.

Conhecido pela riqueza do seu património natural e pela área florestal, maioritariamente xistosa, o concelho de Arganil repousa num vale banhado pelos rios Alva e Ceira, cujas águas refrescantes e cristalinas confluem nas mais bonitas praias fluviais do país, verdadeiras joias num concelho que associa a hospitalidade das suas gentes à beleza não só das paisagens, como do seu património.

Praia Fluvial da Cascalheira – Secarias

Uma dessas joias situa-se na freguesia de Secarias. Cumprindo desde 2005 uma série de rigorosos critérios, a Praia Fluvial da Cascalheira tem revalidado anualmente, desde então, o estatuto de qualidade das suas águas junto da QUERCUS, com o galardão Qualidade de Ouro. Este ano, sem exceção, exibe novamente a Bandeira Qualidade de Ouro para a época balnear 2025, mas não é só essa a bandeira que os banhistas vão ver ondular este ano. Reafirmando o seu compromisso com a qualidade ambiental e a excelência dos serviços, a Praia Fluvial da Cascalheira soma a este galardão a Bandeira Azul, atribuída pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) pelo nono ano consecutivo. Para além da qualidade superior da água balnear, esta bandeira reconhece ainda as caraterísticas da envolvente e a qualidade de infraestruturas de apoio e segurança.

Mas de todas as praias fluviais, zonas balneares e zonas de lazer, esta é apenas a mais premiada, porque quando falamos de paisagem e envolvente natural, frescura e limpidez das águas, todas merecem visita… e, naturalmente, um mergulho!

Praia Fluvial de Coja

A Praia Fluvial de Côja distingue-se pelo areal e possibilidade da prática de algumas atividades recreativas, para além de possuir cadeira anfíbia, o que permite que mesmo pessoas com mobilidade reduzida possam usufruir amplamente desta praia fluvial, proporcionando-lhes o acesso à água de forma confortável e em segurança. Piódão, a mais bucólica das Praias Fluviais, soma pontos pelo enquadramento xistoso, naquela que é uma das mais remotas, típicas e caraterísticas aldeias de Portugal. Depois de mergulhar nestas águas puras e cristalinas, acredite, nunca mais vai ser o mesmo.

Pomares, que tem também uma muito apreciada praia fluvial, destaca-se pela vista privilegiada para a Serra do Açor e pela ponte que a atravessa, remontando ao século XVIII. Benfeita, por sua vez, distingue-se pelo cruzamento de duas ribeiras – a da Mata e a do Carcavão – que tornam as suas águas numa experiência única, inserida no coração desta Aldeia de Xisto.

Praia Fluvial de Pomares

Para além das praias fluviais que fazem de Arganil um destino turístico de excelência na zona Centro, podemos ainda contar com seis zonas balneares de caraterísticas muito peculiares e de paisagens quase intocadas: Agroal, Folques, a muito apreciada zona de Foz d’Égua com a sua ponte de xisto e aura mística, Moinho de Alva (Côja), Peneda Talhada (Secarias) e Urtigal (Barril de Alva).

As zonas de lazer são igualmente convidativas quando as temperaturas sobem. Barril de Alva e Urtigal, ambas em Barril de Alva; Cartamil, que resulta da união das serras do Açor e de Pampilhosa da Serra; Poço da Cesta e Pujadouro, na localidade de Cepos; a zona de lazer de Malhada Chã, em plena Serra do Açor; Valeiro do Barco, na freguesia de Sarzedo; e Ponte da Mucela, em São Martinho da Cortiça, são espaços imperdíveis quando falamos de tranquilidade, harmonia e enquadramentos cénicos dignos de contos – paisagens que, com grande precisão e detalhe, parecem ter sido esculpidas na natureza.

Para quem pretende um contacto próximo com a natureza, águas retemperantes e cristalinas num enquadramento verdejante, ao som do embalo do vento na folhagem e da fauna autóctone, saiba que é aqui que tudo isso está: em Arganil.

Zona Balnear de Foz d’Egua