Capa Destaque Mulheres Inspiradoras

Liderar a empresa e a si mesma: BEATRIZ RUBIO

Exemplo de confiança e de vitória

Beatriz Rubio, mãe de três filhos, líder da maior rede imobiliária de Portugal, reconhecida como uma das principais mulheres de negócios do país e ainda com tempo, e energia, para escrever um livro.

É assim que Beatriz Rubio, CEO da Remax Portugal, protagoniza a realidade que moldou ao partir da própria premissa de que “uma mulher pode ser tudo aquilo em que acredita”.

Nascida em Saragoça, na Espanha, a crença na capacidade de criar o seu próprio destino a fez percorrer o caminho da liderança em diferentes áreas de atuação. Com o início da carreira na direção comercial da L’Oréal, muda-se para Portugal, em meados dos anos 90, onde assume a direção da divisão de perfumes seletivos da Parfum & Beauté. Em 1998, ocupa a direção de compras da insígnia Recheio, no Grupo Jerónimo Martins, e, em 2002, integra os quadros da Remax Portugal para tornar-se CEO em 2009. Beatriz Rubio reflete o seu espírito de vitória para a gestão ao trazer diversos prémios e reconhecimentos para a Remax: a empresa foi classificada como segundo melhor estabelecimento para se trabalhar no país e, também, foi eleita a melhor Franchising de Portugal.

Motivada pela filosofia de vida de que “o sucesso é de quem se atreve mais vezes”, em 2012 cria o projeto Motiva-te, que, através do Coaching, direciona empresas e profissionais a atingirem altos níveis de produtividade. Dois anos depois, lança seu primeiro livro, Conquistando a Vitória, onde conta os passos que a levaram ao sucesso, mas, ainda sim, ressalta que o seu triunfo não é maior do que o dos outros: “Acho, sinceramente, que todas as vidas dão um livro, pois todas são interessantes. Conheço mulheres que levaram para a frente a família com seis filhos. Não acha que dava até uma melhor história de superação que a minha?”, questiona. Exemplo de empoderamento, Beatriz Rubio acredita que o que falta às mulheres é o auto reconhecimento: “Muitas delas não se dão o valor que deviam, às vezes de verdadeiras heroínas”. E conclui: “Eu escrevi o meu livro para poder inspirar outras mulheres a lutar e a querer mais para as suas vidas”.

Referência em liderança de sucesso, a gestora compreende que “o sacrifício que se tem que fazer para uma mulher chegar a um lugar de administração, continua a ser muito maior que comparativamente para um homem”. Diante de dados alarmantes, que retratam a desigualdade de género no país, como a disparidade salarial que faz com que os homens ganhem mais 17,5% do que as mulheres, Beatriz Rubio afirma não permitir que isto aconteça nas suas empresas e, mais que isto, alerta os empresários para que os mesmos não cometam esta injustiça.

Consciente da necessidade de ter atitude e de criar novas oportunidades, concluiu o MBA – Master Business Administration – entre oito mulheres que faziam parte juntamente com 80 homens: “Sem medo, avancei”, orgulha-se. Para Beatriz Rubio, é preciso “acreditar que não existem barreiras por ser mulher” e “deixar de lado pensamentos limitadores que dizem que uma mulher nunca será como um homem ou que não pode ser líder de uma empresa e boa mãe”. Com o apoio do marido e filhos, base que julga ser primordial para a sua confiança, crê que, mesmo com os desafios paradoxos de responsabilidades que a mulher assume e torna-se uma “multitarefa”, o primeiro passo para o sucesso pessoal – e consequentemente, profissional – é acreditar em si mesma.

Com mais de 20 anos de experiência empresarial, a gestora afirma que “a preparação e formação são fundamentais para levar uma empresa para a frente”. Com visão, foco e resiliência trouxe à Remax méritos evidentes que sobressaem os objetivos primordiais de uma instituição: “Contra factos não há argumentos, a Remax mudou a vida de milhares de pessoas em Portugal, deu-lhes incentivo e a descoberta do seu verdadeiro potencial. Deu-lhes uma vida nova”, afirma.

Um facto leva a outro e, além de possibilitar os sonhos concretizados daqueles que contam com a Remax – seja como colaborador ou como cliente -, a liderança e a força de vontade de Beatriz Rubio motivam as pessoas, principalmente as mulheres, que passam a crer na vitória e no poder de recriar a própria realidade.