Mulheres Inspiradoras Opinião

COMUNICAR OMNICANAL: Experiência de uma marca!

por Mafalda Flores, CEO & Founder, Blood.Com Agência de Comunicação

A comunicação é uma das vertentes mais importantes quando falamos sobre empresas, marcas e organizações. E num contexto de mercado onde a informação se apresenta massificada, uma marca não é o que se diz ao consumidor, é o que os consumidores percecionam e passam uns aos outros.

Olhando à nova era mediática e Multicanal em que vivemos atualmente, cada empresa tem que saber comunicar da forma mais eficaz e abrangente com o seu público-alvo. Comunicar de forma criativa e assertiva é essencial para poderem dar a conhecer os seus produtos e serviços ao público-alvo, agregando valor às suas marcas. Construir as bases sólidas com perceções positivas para atingirem uma reputação de credibilidade que, naturalmente, proporcione a captação de novos clientes e, principalmente, uma relação de confiança que fidelize os clientes que já experimentaram a marca.

A experiência Multicanal é o que parte das empresas já vai investindo hoje em dia, comunicando através de um Website, Blog, Facebook, Instagram, LinkedIn… Usam cada uma destas plataformas para interagir com os clientes. No entanto, na maior parte dos casos, o cliente ainda não tem uma experiência integrada com mensagens uniformes em todos os diferentes canais.

Num mercado altamente competitivo, a diferenciação faz-se com orientação ‘personalizada’ ao cliente, cultivando um relacionamento permanente e interativo através de novos canais de comunicação, com mensagens sólidas e uniformes, valorizando-se aos olhos do mercado e da comunidade em que está inserida.

A otimização de uma estratégia Omnicanal é, aqui, um fator de sucesso, atuando com uma mensagem de forma linear em todos os canais, sejam eles online (website, app, redes sociais) ou off-line (TV, imprensa, lojas físicas, rádio).

A mudança de comportamentos e a incessante busca por informação atualizada leva a que as empresas tenham de estar presentes nas diversas plataformas digitais, para que possam interagir com os seus clientes, ao mesmo tempo que têm de se manter ativas nas formas mais convencionais de comunicação, como a imprensa escrita, o telefone, igualmente utilizados por clientes não utilizadores das novas tecnologias.

A abordagem Omnicanal, visa aumentar as vendas e a quota de mercado das empresas e marcas. Como tal, deve ser percecionada como um conjunto das melhores práticas que permitem alavancar os pontos de contato de uma forma consistente, com o objetivo de otimizar a experiência do consumidor através dos vários canais em que eles interagem, independentemente se a transação é realizada numa loja, dispositivo móvel, computador ou através de um catálogo. Cada ‘peça’ deste puzzle multicanal deve ser consistente e complementar a sua experiência de forma sequencial.

O real objetivo é responder às necessidades dos clientes, fidelizar e garantir que partilhem a experiência positiva que tiveram com a marca.

Dizemos assim que Omnicanal é Multicanal feito de forma certa!