Atualidade Economia Notícias

Já há cartões multibanco para cegos

É um passo rumo à inclusão de todo o tipo de clientes. A iniciativa partiu do Banco Montepio que decidiu adaptar os cartões de débito para os invisuais.

“A partir de agora, as pessoas cegas já podem ter o cartão que lhes diz imediata e intuitivamente, pelo toque, qual a posição correta para colocar o cartão”, explicou o Banco Montepio num comunicado.

O banco lançou novos cartões de débito que estão adaptados para os clientes com deficiência visual. No comunicado, explicou o que estes cartões têm e que “faz toda a diferença no dia-a-dia das pessoas com deficiência visual”.

Tudo se deve à “característica distintiva” dos cartões novos. “Trata-se de uma ranhura, em forma de meia lua, posicionada no canto inferior direito do cartão, que permite às pessoas cegas distinguir este cartão dos outros, de uma forma simples e imediata”, lê-se na nota.

Assim será mais fácil para os clientes cegos do Montepio identificarem o cartão multibanco quando o estiverem a procurar na carteira, por exemplo, e quando o utilizarem.

“Permite às pessoas com deficiência visual distinguir de forma simples e imediata a posição correta para inserir o cartão nos Caixas Automáticas (ATM) e nos Terminais de Pagamento Automático (TPA). Ao mesmo tempo consegue distinguir este cartão dos restantes. Esta característica é diferenciadora e distintiva no mercado”.