Atualidade Notícias

São Martinho, de norte a sul, a tradição ainda é o que era

“No São Martinho vai-se à adega e prova-se o vinho”, diz-nos o adágio popular. Fazendo-lhe justiça, há iniciativas a decorrer em todo o país, dos Magustos a festas vínicas.

A Feira de São Martinho de Penafiel – uma das maiores feiras comerciais do distrito do Porto – prolonga-se até dia 20 do mesmo mês. Ao longo de uma semana e meia, Penafiel mantém a tradição através da exposição de vários produtos, gastronomia da região, provas de vinho novo, mostras de gado e artesanato, magustos e animação musical.

São Martinho no mercado municipal de Viseu – Até dia 15 de novembro, o Mercado Municipal de Viseu veste-se de outono e São Martinho. O espaço vai receber momentos de programação relacionados com a época, destinados ao público-geral.

Feira de São Martinho em Portimão – Até 17 de novembro, Portimão cumpre a tradição e festeja o São Martinho com a 357ª edição da feira que lhe dá nome, o mais antigo evento popular que se realiza em Portimão e que remonta ao ano de 1662.

My Port Wine day – Esta iniciativa está de volta ao Instituto dos Vinhos do Douro e Porto nesta segunda-feira de São Martinho, para uma harmonização especial de vinhos do Porto e “os melhores queijos de Portugal”.

Magusto em Benfica – Em Benfica, o Magusto dura três dias. A Junta de Freguesia de Benfica volta a celebrar o São Martinho no palácio oitocentista, com um evento recheado de música, dança, gastronomia e artesanato regional. Claro está que não vão faltar castanhas e jeropiga.

Os Indiana Jones das Vinhas Portuguesas‘ – Neste Encontro com Vinhos, no Centro de Congressos de Lisboa, na Junqueira, vão estar em prova livre, mais de 300 marcas.

Festa da Castanha Judia – realiza-se na freguesia de Carrazedo de Montenegro no concelho transmontano de Valpaços e, para além da mostra e prova de milhares de quilos de castanha.

Festas de São Martinho de Oeiras – a 10 e 11 de novembro, das 11h00 às 22h00, a festa decorre no Largo 5 de Outubro, em pleno centro histórico de Oeiras. Já no dia 16 de novembro, das 11h00 às 22h00, a animação recai no Jardim do Palácio Anjos, em Algés.

Castanhas e Cantigas – Em Estremoz a animação e a boa disposição regressam ao Centro Cultural Dr. Marques Crespo, com a realização de mais um Magusto de São Martinho.

Enóphilo Wine Fest Porto – O Hotel Crowne Plaza Porto, localizado na Avenida da Boavista, é o palco escolhido para receber a iniciativa Enóphilo Wine Fest Porto, a 16 de novembro.