Ambiente

Água em quantidade, qualidade e segurança

SMAS de Leiria
SMAS de Leiria

Celebrando em 2019, 86 anos de existência, os SMAS de Leiria atravessam um período de mudança, que se traduz num verdadeiro “momento de viragem”. Até 2022, atingir os 95 por cento de cobertura de água e saneamento na região e conseguir diminuir as perdas para os 20 por cento são os dois objetivos da administração, que não esquecem a missão de consciencialização da população, visando as questões ambientais que estão na ordem do dia.

A IN Corporate Magazine esteve nos SMAS de Leiria, a propósito dos 86 anos de existência destes serviços municipais, a conversar com Leandro de Sousa, atual diretor delegado, que faz registo deste marco histórico, mas que também nos explicou um pouco da realidade atual dos serviços de água e saneamento no concelho. “Os SMAS de Leiria são responsáveis pelo serviço de abastecimento de água e pela recolha de águas residuais. Somos um serviço municipalizado e distribuímos água para toda a população do concelho, que contabiliza 260 mil habitantes. Temos 66 mil clientes de água e 52 mil de saneamento”.

Com 79 reservatórios e com 1800 km de rede de água de Leiria é a maior do país, segundo a RASARP. Ao mesmo tempo, os SMAS de Leiria deparam-se com a escassez de recursos humanos, uma situação que causa constrangimentos e que obriga a entidade a contratar pela via externa.

Por outro lado, atingida a cobertura total da rede de água e a cobertura de 95 por cento de rede saneamento, os SMAS de Leiria têm agora o desafio da reabilitação da rede existente, por se tratar de uma rede antiga, em mau estado e muito extensa. A preocupação com a sustentabilidade ambiental coloca agora o foco na redução das perdas de água e energia, e consequentemente, na eficiência de todo o serviço.

Neste momento e até 2022, através de investimentos e reforço dos recursos humanos, está previsto que as perdas desçam dos 35 por cento (10 por cento acima da média europeia) para 20 por cento. Por outro lado, a cobertura de saneamento deve atingir os 95 por cento (mais cinco por cento que a realidade atual e mais 25 por cento que há 10 anos atrás), após um investimento contínuo na ordem dos 27 milhões de euros. “É um ponto de viragem nos SMAS de Leiria. O momento é agora”, ressalva Leandro de Sousa.

Reservatório de água dos SMAS de Leiria
Reservatório de água

Preocupações ambientais

Diminuir as perdas é já demonstração de preocupação ambiental, no entanto, as medidas não se ficam por aqui. Com base na questão ambiental foi desenvolvida a campanha “Água da torneira. com todo o gosto”, que visa incentivar a população ao consumo da água da torneira. “Queremos incentivar o consumo, mas também a utilização da água de forma racional. Nesse sentido juntamos vários parceiros e entidades da região para nos ajudarem nesta campanha de consciencialização”, vinca Leandro de Sousa.

Importa salientar que a qualidade da água distribuída pelos SMAS de Leiria é distinguida há vários anos pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), na categoria de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano, com um indicador de 99,8 por cento de água segura, o que reforça a excelente qualidade da água distribuída pelos SMAS de Leiria, à população do concelho de Leiria. Nesta vertente os SMAS de Leiria possuem um plano de segurança da água, de verificação e controlo da mesma, sendo que em 2018 foram executadas mais de 3.200 recolhas de água, das captações até à torneira do consumidor. Aliado a essa circunstância, alguns clientes servem de ponto de recolha, reforçando a facilidade em analisar constantemente a qualidade da água e garantir segurança a todos os consumidores.

Celebração do 86.º aniversário

Aproveitando os 86 anos da instituição, está a decorrer, em local público, uma exposição sobre os aquedutos de Portugal, da autoria de Pedro Inácio, museólogo e investigador do museu da água da EPAL. Sobre este projeto o responsável máximo dos SMAS de Leiria considera que “é importante dar a conhecer o nosso património, o nosso trabalho e o nosso serviço à população. Juntamente com a exposição temos ainda o objetivo de preservar todo o património histórico ligado ao serviço de abastecimento de água e a estes 86 anos de existência”. No dia 30 de novembro será lançado também um livro de comemoração desta data de aniversário.

Logotipo dos SMAS de Leiria