Atualidade Cultura | Património Notícias

Presentes solidários que apoiam boas causas

Quando falamos em solidariedade, falamos também em intemporalidade. Não há momento para se ser solidário, pois há sempre quem necessite de ajuda. Ainda assim, o Natal é tempo de entreajuda, partilha, amor, e é por isso que as campanhas mais se fazem ouvir nesta quadra. A caridade e os valores humanos estão cada dia a dar mais lugar ao sentido do que “deve” ser o Natal porque esta época é acreditar na fraternidade e nos sonhos que ligam as pessoas na fascinação do que é acreditar.

Porto Editora: 1 euro para a Unicef

À boleia da quadra natalícia, a Porto Editora promove duas campanhas de solidariedade. Desde 2007, que os livros solidários apoiam a UNICEF e este ano não é exceção. Entre uma seleção de 45 títulos infantojuvenis, a editora doará, por cada livro vendido, 1 euro a este fundo das Nações Unidas. Em simultâneo e numa parceria com a SIC Esperança, a segunda campanha estende-se a 100 títulos. Até ao fim do ano, por cada livro vendido, 1 euro reverte para o Movimento S, projeto que pretende mobilizar crianças, pais e professores para a mudança de hábitos alimentares e para a inclusão da prática de exercício físico na rotina diária.

Resultado de imagem para dávinte 2019

Dávinte – um Código de barras solidário

A Associação Corações com Coroa (CCC) juntou-se à Worten para promover, pela sexta vez consecutiva, a campanha “Código Dávinte”. O objetivo é atribuir bolsas de estudo a raparigas que se encontram em risco de não poderem prosseguir os estudos. Estas bolsas traduzem-se num valor monetário mensal (250 euros) e asseguram a continuidade das raparigas no sistema de ensino secundário ou universitário.

Resultado de imagem para Agenda solidária IPO 2020

Agenda solidária IPO 2020

O Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil aposta este ano num conceito que conta com a participação de 12 personalidades portuguesas. O chef Kiko Martins, Eduardo Madeira, Francisco Louçã, Tânia Ribas de Oliveira, Ana Bacalhau, Luísa Ducla Soares ou José Luís Peixoto são alguns dos nomes que assin\11am as histórias ilustradas por Joana Rosa Bragança e que se inspiram nas pequenas coisas: um sorriso, um abraço, um brilho no olhar, o chilrear de um pardal, um lugar, um livro, um arco-íris a colorir o céu.

Resultado de imagem para Natal a Meias da Calzedonia e TVI

Natal a Meias da Calzedonia e TVI

Até 25 de Dezembro, a casa italiana Calzedonia e a TVI juntam-se novamente para a campanha “Natal A Meias“, uma iniciativa cuja percentagem de cada venda reverterá a favor da Liga dos Bombeiros Portugueses. Para esta campanha foram produzidos em exclusivo 140 mil pares de meias que estão disponíveis em quatro produtos: para senhora, homem, menina e menino, com o preço fixado nos 5€. A colecção está disponível em todas as lojas Calzedonia.

Resultado de imagem para Lidl: 20 cêntimos para o Mais Ajuda

Lidl: 20 cêntimos para o Mais Ajuda

Os supermercados Lidl também aderem à onda solidária. Até 31 de dezembro, por cada talão de compras com um ou mais artigos da marca Deluxe serão entregues 20 cêntimos aos projetos empreendedores selecionados ao abrigo do programa Mais Ajuda. Todos eles pretendem implementar novas soluções de apoio social, as inscrições abrem em janeiro de 2020, depois de apurado o valor final recolhido.

A imagem pode conter: 1 pessoa, a sorrir

Fnac: até 9 euros para a Operação Nariz Vermelho

Depois de, no ano passado, ter angariado 34.000 euros, a Fnac volta a apoiar a Operação Nariz Vermelho com uma coleção especial de Natal. São cinco artigos alusivos à causa — levar os “Doutores Palhaços” aos serviços pediátricos dos hospitais portugueses — com preços que vão dos 2 aos 9 euros (caso do peluche), valores que revertem na totalidade para a instituição.

Resultado de imagem para T-shirt Don't Be Shy, Touch Yourself

T-shirt Don’t Be Shy, Touch Yourself

Luis Carvalho, designer português e Tânia Diospirro, stylist, uniram-se numa colaboração que vai além da moda. Don’t Be Shy, Touch Yourself é um manifesto da dupla que pretende alertar para a prevenção do cancro da mama através da auto-palpação. 85% do valor de cada venda será doado a uma instituição da luta contra o cancro.

Resultado de imagem para juliana bezerra pequeno gesto

Juliana Bezerra: até 70 euros para a Um Pequeno Gesto

A solidariedade também chega à joalharia. Juliana Bezerra criou uma peça em colaboração com a Um Pequeno Gesto, organização sem fins lucrativos que apoia atualmente mais de 900 crianças na província de Gaza, em Moçambique. O fio, que ganhou o nome de mbilo (coração disponível no dialeto changana) existe em prata e em prata dourada. Custa 60 e 70 euros, respetivamente, e está disponível no atelier da designer, em Lisboa. Os lucros revertem na totalidade para a alimentação, para pagar a professores e para comprar materiais para as crianças deste projeto.

CTT: Pai Natal Solidário

A campanha do Pai Natal Solidário já chegou aos CTT e está preparada para garantir que a magia de Natal chega a todas as crianças, nomeadamente aquelas mais desfavorecidas. Para tal, os CTT pediram a cerca de 1500 crianças até 12 anos de cerca de meia centena de instituições de solidariedade, de Norte a Sul do País, que escrevessem as suas cartas ao Pai Natal.

O Pai Natal Solidário dos CTT envolve este ano 41 Instituições de Solidariedade Social que cuidam de crianças com necessidade de assistência social. Estas crianças, até aos 12 anos, são convidadas a escrever cartas ao Pai Natal revelando os presentes que gostariam de receber.

Colecção Vans Breast Cancer Awareness

A Vans juntou-se às causas solidárias e o resultado foi uma colecção cápsula que inclui ténis (slip ons e sk8-hi), t-shirts, casacos e acessórios como meias, gorros e bonés, todos com prints alusivos à missão: Brest Cancer Awareness. A marca compromete-se a doar um mínimo de duzentos mil dólares (cerca de 180 mil euros) à CoppaFeel!, uma organização sediada no Reino Unido dedicada a educar jovens sobre a palpação da mama, os sinais e os sintomas do cancro da mama, e a capacitá-las para se manifestarem quando verificarem quaisquer alterações.

3-marta-monteiro.jpg

GUR: 75 euros para abrigos de animais

A GUR, marca portuguesa de tapeçarias de autor, alia-se a uma outra causa: os animais. A campanha não podia vir mais a propósito. Duas das novas peças em catálogo — Gato e Cão –, coassinadas por Marta Monteiro, destinam-se a apoiar abrigos para animais. Cada um dos tapetes custa 150 euros e metade do valor reverte para esta campanha.

Barn Of Monkeys: Arround the World

A marca de vestuário infantil portuguesa Barn Of Monkeys também assinala esta quadra com uma iniciativa solidária, ao participar numa oportunidade de costura filantrópica, que visa apoiar crianças e jovens carenciados em todo o mundo. Por cada peça vendida a marca compromete-se a doar o mesmo valor em tecido à associação Dress a Girl Portugal.

IMAGE0

Ambar: 1 euro para a Cruz Vermelha Portuguesa

E porque este é um dos objetos mais requisitados para entrar no novo ano, a Ambar volta a lançar a agenda solidária, desta vez para o ano de 2020. Por cada exemplar vendido, 1 euro reverte para a Cruz Vermelha Portuguesa (a agenda custa 4,99 euros). No ano passado, a mesma campanha angariou mais de 6.000 euros.

Primark: 800 mil euros para a RED

Para assinalar aquela que também é uma época de solidariedade, a Primark lançou uma coleção especial em colaboração com a RED, organização responsável por programas de combate e tratamento ao HIV/SIDA na África Subsariana. O vermelho é a cor predominante e as peças encontram-se à venda em 12 mercados, entre a Europa e os Estados Unidos, com preços entre 3 e 16 euros. À RED, a multinacional doará 10% das receitas da coleção, com um valor mínimo de 800 mil euros.

LIVRO AGENDA SOLIDÁRIA SMILE

Agenda Solidária Smile: 13,78 euros para a Associação Filhos do Coração

Outro dois em um: ao mesmo tempo que organiza o novo ano que está a chegar, apoia uma boa causa. Esta é a agenda lançada pela Associação Filhos do Coração e cujas receitas se destinam a apoiar o resgate crianças escravizadas na pesca do lago Volta, no Gana. Em conjunto com a ONG norte-americana Touch a Life Kids, a associação portuguesa providencia educação para as 93 crianças resgatadas até à data. A agenda Smile está disponível em quatro cores, custa 13,78 euros e está à venda no El Corte Inglés, No Pingo Doce e na Note.