Atualidade Notícias

Valor das rendas baixa em Lisboa pela primeira vez desde 2016

O ano de 2019 terminou com uma descida de 1,4% nas rendas residenciais em Lisboa. É a primeira vez que isto acontece desde 2016 e a razão apontada é que o mercado pode estar “a estabilizar”.

As rendas das casas de habitação em Lisboa baixaram 1,4 pontos percentuais nos últimos três meses de 2019 em relação ao trimestre anterior. Os dados são da Confidencial Imobiliário e avançados pelo jornal Público. Desde o terceiro trimestre de 2016 que não se verificava uma diminuição no valor das rendas. A razão apontada para tal cenário é de que as rendas estão “a estabilizar”.

Em declarações à mesma publicação, Ricardo Guimarães atribui a “maturidade do mercado” como explicação para esta primeira descida de preços das capital. “Sabemos que as rendas subiram devido a outros fatores desligados das famílias. Agora temos o sinal de maturidade do mercado, que numa primeira fase entrou em recuperação, mas que já estava noutra fase, de clara evolução”.

Com estes dados agora divulgados, desenhou-se o gráfico do Índice de Rendas Residenciais, cujas conclusões são de que a ultima baixa registada ocorreu entre 2010 e junho de 2013, num valor de 19,3 pontos percentuais. Depois disso, os valores voltaram a subir cerca de 1,5 pontos percentuais a cada trimestre. Em 2016 os preços encontraram os valores de 2010.

Desse ano até agora, os valores aumentaram sempre. Até 2018 subiram 4,5 pontos percentuais em média a cada três meses. O pico acontece no terceiro trimestre de 2019, onde se registam valores 44 pontos percentuais acima dos preços de 2010.

No entanto, Ricardo Guimarães alerta que esta baixa não significa que o cenário se continue a verificar nos próximos meses. “São as rendas que dão o sinal, em antecipação ao que pode vir a ser ou não, o reflexo dos preços. “Não é forçoso que uma descida das rendas se traduza numa alteração da trajetória dos preços”.