Ação Social

Santa Casa da Misericórdia de Aljubarrota prepara-se para aumentar o serviço de ERPI

A Santa Casa da Misericórdia de Aljubarrota prepara-se para inaugurar a nova extensão da Estrutura Residencial para Idosos (ERPI). Um novo marco para instituição que desde da entrada no novo milénio não tem parado de crescer.

A história de Aljubarrota conta-se, também ela, através de uma padeira, que de pá na mão fez frente aos espanhóis. Lenda ou facto histórico a verdade é que nos dias de hoje as lutas são outras. As dificuldades económicas de uma região vasta e algo envelhecida tem sido uma problemática abraçada pela SCM de Aljubarrota. A instituição conta com mais de 500 anos de história, mas o grande crescimento da instituição deu-se nos últimos 20 anos. “Durante muitos anos as misericórdias aqui na nossa zona estiveram inativas, por motivos políticos e de outras ordens”, quem o conta é o provedor José Ribeiro Carvalho. “No final da década de 90 as Misericórdias da região começaram a ser reativadas, no nosso caso, concorremos aos fundos comunitários para concretizarmos tudo isto”, prosseguiu.

Por Aljubarrota a instituição ressurgiu com “uma creche, um jardim de infância, um ATL e também um centro de dia para idosos”. À posterior criou-se o lar com 20 camas. “Quem nos ajudou foi a Santa Casa de Lisboa através do fundo de apoio Rainha D. Leonor e a Câmara Municipal de Alcobaça. O resto tem de ser procurado por nós. Vamos diretos à banca, fazemos algumas atividades e marcamos presença em alguns eventos da região”, sublinhou o provedor.

Na instituição trabalham mais de 70 colaboradores, uma equipa que se traduz “numa grande família”. A gestão é, no entanto, um dos grandes desafios da SCM de Aljubarrota.

As valências da Santa Casa da Misericórdia de Aljubarrota abrangem ainda o serviço de apoio ao domicílio e de apoio aos doentes através da frota de ambulâncias, dois serviços que são prestados durante todos os dias do ano. “Era necessário colmatar esta necessidade e darmos este tipo de assistências”, ressalvou José Ribeiro Carvalho.

Na instituição trabalham mais de 70 colaboradores, uma equipa que se traduz “numa grande família”. A gestão é, no entanto, um dos grandes desafios da SCM de Aljubarrota. Com capitais reduzidos “temos de ser muito certinhos, ter tudo contado e organizado ao milímetro”. “É importante perceber que instituições como nós são uma grande ajuda ao estado”, salientou.

A extensão da Estrutura Residencial para Idosos

Este é um passo importante para a SCM de Aljubarrota. A extensão da estrutura residencial sénior, com mais 18 quartos, será inaugurada dia 15 de dezembro. Este é o início de uma nova etapa. “Temos já um lar a funcionar na sua plenitude, com várias atividades desenvolvidas e uma equipa formidável. Este é um complemento daquilo que já temos e um apoio social fundamental para a região”, concluiu José ribeiro Carvalho.