Arquitetura, Design e Decoração Destaque

A exceder os sonhos do cliente a partir do interior

Sofia Andrez com Showroom em Vilamoura é responsável pelo processo criativo de projetos de design de interiores para particulares, hotelaria e restauração. A sua recente aposta aponta para Lisboa.

Sofia Andrez com formação inicial em gestão de empresas, atualmente dá cartas no design de interiores, um pouco por todo o país. “Tudo o que decido na minha vida é com base na emoção. Senti que era aquilo que me realizava, que fazia com prazer. Tenho um lema: ‘Se queremos em tudo a que nos propomos, temos de gostar de facto daquilo que fazemos’”, afirma a designer e diretora criativa do Atelier Sofia Andrez Interiors.

Durante dez anos foi proprietária de uma empresa na área do turismo, que consistia em arrendar moradias particulares, em todo o país, junto de operadores turísticos estrangeiros, até que, em 2010 – depois de vender a empresa e de ser mãe – profissionalizou a ajuda que dava aos proprietários dessas moradias, “no sentido de melhorar os seus espaços e de conseguirmos a melhor foto possível. Fiz a decoração integral de uma moradia de um familiar na Quinta do Lago e foi assim que começou o meu percurso na área. Foi então que decidi fazer uma pós-graduação de design de interiores em Lisboa, e comecei a desenvolver a empresa como decoração de interiores, no Algarve”.

Atualmente, Sofia Andrez conta com uma equipa multiprofissional constituída por dez elementos, dando resposta aos pedidos dos clientes “90 por cento das peças são produzidas por medida e após aprovação do cliente, são elaborados todos os desenhos técnicos, e respetivos acabamentos personalizados”, salientou a profissional.

O desejo do cliente é respeitado, mas há “dentro da equipa uma linha condutora (no que toca ao traço criativo) e comum aos designers: eco-natural, simples a nível de decoração, tons neutros, madeiras naturais e textura nos tecidos”. Trabalha frequentemente em projetos localizados no triângulo dourado (Quinta do Lago, Vale do Lobo e Vilamoura). Atualmente, estão também a apostar em Lisboa – capital de onde a designer é natural -, estando prevista a abertura de um atelier nas Avenidas Novas, em Lisboa, no final de fevereiro, no entanto acompanham obras e projetos por todo o país e ilhas.

Ainda assim, os projetos com a marca Sofia Andrez Interiors que mais gosta de destacar ficam no Algarve: “o restaurante Casa Velha, na Quinta do Lago, porque foi o primeiro projeto comercial realizado neste resort de luxo” e mais recentemente o “Hotel Longevity Health & Wellness Spa, de cinco estrelas, em Alvor, que representou um desafio para o nosso atelier, abriu no verão e foi um projeto que fizemos num curto espaço de tempo (menos de quatro meses desde a conceção até ao hotel abrir)”.

O cliente da Sofia Andrez Interiors “é um cliente que confia no cumprimento de prazos e isso consegue-se com organização. Acreditamos que a nossa essência está vincada nos espaços que desenhamos, percecionando a natureza de cada cliente, segundo uma construção conjunta. Um estilo individualizado, num ambiente equilibrado onde se deseja estar, com um toque de leveza e sofisticação, ao mesmo tempo que despretensioso na sua essência”.