Atualidade Notícias

A partir de março reciclar garrafas de plástico passa a dar descontos nos supermercados

O projeto-piloto devia ter arrancado já no início deste mês, mas só agora as Finanças libertarem os 1,7 milhões de euros para o financiamento. Assim, fonte do Dinheiro Vivo adianta que, a partir de março já seja possível trocar vasilhame de garrafas e garrafões de plástico por talões de desconto em vários supermercados do país.

O projeto-piloto pretende promover a reciclagem de plástico e uma economia mais circular. Em vários supermercados está prevista a instalação de 23 máquinas de recolha de garrafas de plástico, um processo que deverá demorar “no mínimo, seis semanas”, segundo a mesma fonte.

Os grupos Auchan, Leclerc, Jerónimo Martins, Modelo Continente e Mosqueteiros são os aderentes a este novo projeto. Nas máquinas a instalar, os clientes poderão depositar as garrafas de plástico e receber, em troca, um vale de desconto, cujo valor varia entre dois cêntimos, para garrafas entre cem mililitros e meio litro, e cinco cêntimos, para garrafas entre o meio litro e os dois litros.

Este projeto-piloto, que está previsto decorrer até junho de 2021, tem por objetivo “adquirir experiência e produzir ensinamentos para a definição e implementação do futuro sistema de depósito de embalagens de bebidas em plástico, vidro, metais ferrosos e alumínio”, segundo avança o Governo na portaria onde liberta os fundos necessários.