Arquitetura, Design e Decoração Mundo Empresarial

Quando a tecnologia se esconde no vidro

Glassinnovation

Sabe aquelas televisões que existem detrás de um espelho e só percebemos que estão lá quando tocamos num simples botão? Se já a usou, por exemplo, num hotel, saiba que muito provavelmente terá sido feita pela Glassinnovation. A empresa, de Alfena, Valongo, foi criada por Ricardo Ferreira. A IN esteve à conversa com o fundador, CEO e diretor criativo.

A Glassinnovation foi criada em 2013 com o intuito de desenvolver soluções de inovação em vidro. Para quem nasceu e tem familiares (avô e pais) no setor do vidro, porque é que sentiu esta necessidade de abrir uma empresa sozinho e completamente diferente de outras do setor?
A minha família está no ramo há 40 anos, mas tinham produtos mais direcionados para a construção civil, onde existia muita concorrência e pouca diferenciação. Sou licenciado em Gestão de Empresas e com gosto pele tecnologia e deste modo entendi que poderia aproveitar o Know-How familiar e avançar a solo com este projeto diferenciador.

Estão ligados à tecnologia e à decoração. Que produtos é que têm?
O nosso principal produto é a “Illusion – Magic MirrorTV” e dispomos de uma linha de produtos cujo principal objetivo é a criação de soluções em vidro, que se distinguem pelo elevado grau de personalização, qualidade e inovação. Esta é uma linha de forte componente decorativa, que permite também aliar funcionalidade e design. Recorrendo sempre aos melhores materiais e aos melhores parceiros e fornecedores, apostando no design e inovação.

Foram inovadores em Portugal em unir o vidro à tecnologia, apesar de isso já se fazer na Europa. A “Illusion Magic Mirror TV” é a prova disso. Fale-nos um pouco mais sobre esse produto inovador.
A Illusion TV transforma qualquer divisão num espaço requintado, com uma peça decorativa sofisticada e única. Com um simples botão é possível esconder ou desvendar uma imagem de qualidade num espelho. Esta solução integra-se nas diferentes áreas habitacionais tais como salas, quartos, salas de banho, cozinhas ou escritórios, bem como tem também lugar em espaços públicos, comerciais e hoteleiros. Temos uma parceria com a LG Electronics, que nos permite uma conjugação da mais recente tecnologia ao vidro Glassinnovation. Tendo uma vasta experiência na área de vidraria, o vidro denominado IllusionGlass é um vidro que se destaca pelo seu efeito invisível quando desligado e uma transmissão de imagem acima da média quando ligado. Um produto inovador que irá revolucionar o conceito convencional de televisão. Vendemos em Portugal e no estrangeiro.

O portfólio é grande, assim como a carteira de clientes, que inclui muitos grupos hoteleiros. Que projetos destaca?
Destacamos algumas obras de referência em hotelaria: Le Monumental Palace, Boeira Garden Hotel, Flores Village Hotel (Porto), Pestana CR7 e SANA Hotels (Lisboa). Em espaços comerciais: embaixada dos Emirados Árabes Unidos (Roma), Oceanário, S.L.Benfica, PWC (Lisboa) e Museu da Vila (Cascais). Quanto a obras em execução, estamos no Bessa Hotel Baixa, Hotel do Cais da Douro Azul (Porto) e no SANA Lisboa.