Atualidade Ciência e Tecnologia Notícias

Sony anuncia especificações da PlayStation 5

O lançamento está previsto apenas para o final do ano, mas os fãs da consola. A Sony revelou, esta quarta-feira, as características da Playstation 5, que estará no mercado na época natalícia deste ano. A apresentação ocorreu durante uma transmissão online no PlayStation Blog.

O lançamento está previsto apenas para o final do ano. A Sony revelou, esta quarta-feira, as características da Playstation 5, que estará no mercado na época natalícia deste ano. A apresentação ocorreu durante uma transmissão online no canal da PlayStation.

Depois de um longo período de muitos rumores, a Sony organizou, finalmente, uma transmissão para apresentar as especificações técnicas da PlayStation 5. Numa apresentação comandada por Mark Cerny, o arquitecto da PlayStation 4 que uma vez mais, foi destacado para comandar a nova geração da Sony, ficamos a conhecer um pouco mais sobre a nova consola.

Características da PS5:

CPU: AMD Zen 2-based CPU with 8 cores a 3.5GHz (frequência variável)
GPU: 10.28 TFLOPs, 36 CUs a 2.23GHz (frequência variável)
GPU arquiquetura: Custom RDNA 2
Memory interface: 16GB GDDR6 / 256-bit
Memory bandwidth: 448GB/s
Internal storage: Custom 825GB SSD
IO throughput: 5.5GB/s (raw), typical 8-9GB/s (compressed)
Expandable storage: NVMe SSD slot
External storage: USB HDD support (PS4 games only)
Optical drive: 4K UHD Blu-ray drive

A PS5 contará com um processador AMD Zen 2 de oito núcleos com clock de 3,5 GHz (frequência variável) e um processador gráfico personalizado e baseado no hardware da arquitetura RDNA 2 da AMD que promete 10,28 teraflops e 36 unidades de computação com 2,23 GHz (também frequência variável).

A nova consola também terá 16 GB de RAM GDDR6 e um SSD personalizado de 825 GB, que a Sony tinha anteriormente ‘prometido’. Esta atualização é, uma das maiores atualizações técnicas do PS5, uma mudança para o armazenamento SSD do disco rígido principal da consola, que, segundo a Sony, resultará em tempos de carregamento muito mais rápidos. Uma demonstração mostrou que a velocidade de carregamento do Ultimate Spider-Man é de apenas um segundo na PS5, em comparação com os oito segundos que na PS4.

No que toca a armazenamento a PS5 não se limitará apenas a esse SSD. Também terá suporte para discos rígidos USB, mas essa opção de armazenamento expansível será mais lenta e foram projetadas principalmente para jogos da PS4, que serão compatíveis na PS5. Além disso a playstation irá manter a unidade Blu-ray 4K.

Desempenho Gráfico

Apesar da inclusão de um disco SSD a grande inovação está no processador e no chip gráfico. No que diz respeito ao desempenho gráfico, a Sony anunciou uma quantidade razoável de detalhes técnicos. O GPU é baseado na microarquitetura Radeon Navi da AMD (um chip RDNA 2 personalizado) e oferecerá suporte para jogos de 8K e 4K de 120Hz.

A energia adicional desta GPU irá permitir uma maior resolução nos jogos, mas um dos novos recursos a destacar e que beneficia ainda mais o visual dos jogos é o traçado de raios que simula a forma como a luz se move na vida real e como ela reflete em várias superfícies. Os jogos que se aproveitam desse recurso renderizam objetos com maior precisão e com um realismo muito mais elevado. Água, vidro, refração da luz, o cabelo de um personagem e assim por diante, parecerão ainda mais realistas.

Os Comandos

A nova PlayStation promete outras inovações que tornarão a experiência de jogo ainda mais sensorial e realista, proporcionando uma imersão de outro nível no jogo. Embora não haja ainda muita informação sobre os novos dualshock, eis aquilo que se sabe:

  • A Sony avança, por exemplo, a informação de inovações como o feedback háptico, em substituição da tecnologia “rumble” (que fazia os comandos vibrarem). Esta inovação oferece uma maior variedade de sensações, de acordo com o que vai acontecendo no jogo: colidir com uma parede é diferente de pontapear uma bola, e, portanto, o que se sentirá nas mãos será também diferente, dando igualmente a perfeita noção da diferença entre texturas nos diferentes jogos: a diferença entre correr na relva e andar na lama, por exemplo.
  • Outra inovação anunciada pela Sony é a alteração de sensibilidade dos gatilhos dos novos comandos da PS5 – Dualshock 5 –, cujos botões L2 e R2 serão configurados para se adaptarem ao tema do jogo, com diferentes graus de resistência, o que dará, sobretudo, diferenças sensoriais táteis de acordo com os diferentes jogos.
  • Existe a possibilidade de os comandos terem um pequeno ecrã tátil, apesar de não haver confirmação por parte da Sony.
  • Nestes comandos encontrará também um cabo USB-C em vez de um Micro USB, tornando-os menos limitativos e permitindo que estejam menos tempo ligados à PlayStation 5, pois este cabo carrega mais rapidamente os comandos do que o Micro USB.

Sem ser citado na apresentação, o design do PlayStation 5 permanece um mistério. Segundo rumores, o videogame chega com formato “V”, que é o algarismo romano para “cinco”, remetendo à edição do PlayStation. O rumor surge porque os kits de desenvolvimento, que são enviados às produtoras para criarem jogos para a PS5, chegaram com característica idêntica.

Há também um plano para adicionar ‘áudio 3D’ para um som mais envolvente, um modo opcional de baixo consumo de energia para economizar energia e compatibilidade retroativa com os títulos do PS4. Para compreender o quão revolucionária a PS5 é, teremos de esperar por jogos e que a Sony tenha uma mensagem mais direta e entusiasmante, capaz de demonstrar as suas capacidades.

A PS5 está agendada para o final de 2020, altura em que chegará às lojas para concorrer com a Xbox Series X, uma consola de poder monstruoso e que permitirá correr toda uma família de jogos ao longo de várias gerações.

Resultado de imagem para sony playstation 5 official