Cultura | Património Destaque Turismo

Batalha do Vimeiro com Evento Simbólico Digital

Nos próximos dias 17, 18 e 19 de julho, o Município da Lourinhã, a Junta de Freguesia do Vimeiro e a Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro reúnem-se para simbolicamente assinalar as datas em que, em anos anteriores, se realiza presencialmente no Vimeiro-Lourinhã, o evento: “Recriação Histórica da Batalha do Vimeiro & Mercado Oitocentista”, um evento que, neste ano de 2020, está nomeado para o concurso das 7 Maravilhas da Cultura Popular Portuguesa.

Através das páginas de Facebook e Instagram batalha do vimeiro 1808, irão ser disponibilizados um conjunto de pequenos vídeos alusivos à batalha: pequenos sketches de animação e teatro de rua, momentos musicais, workshops, vídeos sobre a temática militar com recriadores fardados à época. Estes serão alguns dos momentos que poderá visualizar através destas redes sociais. Para além disso, irá decorrer um jogo sobre a Batalha do Vimeiro, ao longo dos três dias, com o grande sorteio agendado para o final da tarde de domingo, dia 19 de julho.
No decurso do evento, será apresentado oficialmente o Tour Virtual do Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro. Este equipamento cultural e turístico do Município da Lourinhã foi totalmente renovado de modo a cumprir os mais elevados padrões de acessibilidade e inclusão. Apresenta ao público uma exposição com três salas de visitação permanente e com um auditório onde é disponibilizado um pequeno documentário sobre a batalha, legendado e com integração de LGP. Audioguias com conteúdos em audio-descrição em 4 idiomas, mapas, plantas, folhas de sala com integração de Braille, relevos, LGP e sinais internacionais são exemplos de recursos que poderá encontrar neste espaço.

Neste momento, foi desenvolvido um Tour Virtual que permite aos visitantes entrarem virtualmente dentro do espaço e tomarem contacto com este património histórico-cultural tão importante para a história e identidade de todos nós.
O programa do evento digital será divulgado atempadamente
através do website batalhadovimeiro1808.pt.