Atualidade Educação Notícias

Seis universidades de Portugal entre as melhores do mundo

Foto: Unsplash.com

Ranking de Xangai, um dos mais importantes a nível mundial, coloca as universidades de Lisboa, Porto, Minho, Aveiro, Coimbra e Nova de Lisboa entre as mil melhores do mundo.

A lista consta no Academic Ranking of World Universities (ARWU) de 2020, publicado a 15 de agosto pela ShangaiRanking Consultancy. Também conhecido como o ranking de Xangai – pioneiro nos rankings universitários globais e um dos mais importantes do mundo -, reúne as mil melhores instituições de ensino superior do mundo com base numa “metodologia transparente e dados objetivos”, baseando-se em critérios como a qualidade da educação, docência, investigação e desempenho per capita.

Lisboa, Porto, Minho, Aveiro, Coimbra e Nova de Lisboa são as universidades portuguesas que fazem parte da edição deste ano do ranking. A Universidade de Lisboa surge entre as 200 melhores (no intervalo 151-200), uma vez que a partir do 100.º lugar as universidades são agrupadas em escalões de 50 ou 100 lugares.

Seguem-se as Universidades do Porto (intervalo 301-400); do Minho (401-500); Aveiro e Coimbra (ambas no grupo das 501 a 600 melhores) e a Universidade Nova de Lisboa (entre as 601 a 700 melhores).

Os EUA dominam a lista, com oito universidades no top 10, 41 universidades entre as 100 melhores, 133 entre as 500 melhores e 106 entre as mil melhores.

O pódio é constituído por Harvard, Stanford (EUA) e Cambridge (Reino Unido), respetivamente.

Sobre este autor

Jorge Teixeira

Adicionar Comentário

Escrever comentário