Atualidade Notícias

Academia de Música de Castelo de Paiva recebe pontuação máxima do Ministério da Educação

https://www.facebook.com/AcademiadeMusicadeCastelodePaiva

O Ministério da Educação atribuiu pontuação máxima à Academia de Música de Castelo de Paiva (AMCP) no âmbito da candidatura ao contrato de patrocínio 2020-2026, atribuída pela Comissão de Análise das Candidaturas. A instituição de Castelo de Paiva obteve 99 pontos em 100 possíveis, o que se traduz na pontuação máxima, dado que o ponto restante é atribuído a escolas que tenham oferta de cursos do EAE noutra área artística.

A pontuação vem dar seguimento ao resultado obtido pela Academia de Música de Castelo de Paiva em 2018 (no âmbito do contrato de patrocínio 2018-2024), avaliação em que foi também a escola do ensino especializado de música mais bem pontuada, com 98,5 pontos. A instituição foi a única escola do país a obter a pontuação mais elevada em ambas as candidaturas.

Em comunicado, a Academia de Música de Castelo de Paiva salienta que “a avaliação alcançada reflete a excelência do projeto educativo traduzido em metas das quais se realçam os resultados escolares dos alunos, quer individualmente, quer em projetos de música de conjunto”.

Este é apenas um dos resultados positivos alcançados nos últimos anos no panorama nacional e internacional. Entre os vários méritos conquistados, destacam-se as medalhas de ouro e de prata conquistadas pelo Coro da Câmara no Grand Prix of Nations e IV European Choir Games (Gotemburgo – Suécia), em 2019, e o 1.º prémio conquistado pela Orquestra de Sopros no Concurso Internacional de Bandas “Filarmonia D’Ouro”, secção Académica, em 2018.

A AMCP é frequentada por cerca de 500 alunos, oriundos de um território que abrange os concelhos de Castelo de Paiva, Cinfães, Penafiel, Marco de Canaveses e Arouca, recebendo ainda alunos de Baião e Resende. Desde 2019, a Fundação “La Caixa” /BPI constituiu-se como principal patrocinador do plano plurianual de atividades, nomeadamente no apoio ao Concurso Ibero-americano do Clarinete, Academia Ibero-americana do Clarinete e Concurso Internacional de Trombone.

@Fonte: Jornal A Verdade