Educação | Ensino Mundo Empresarial

Quebra-Notas, uma Escola de Música diferente

Fomos até à Margem Sul conhecer uma das Escolas de Música de referência da área da Grande Lisboa e Vale do Tejo: a Quebra-Notas.

Esta escola, situada no centro de Almada, abriu portas em 2008 e conta já com mais de 300 alunos.

Conversámos um pouco com os dois professores fundadores e responsáveis pela Quebra-Notas, Alfredo Soares e Andreia Pereira. Foi já há 12 anos, que estes dois amigos e colegas de trabalho resolveram realizar o sonho, que ambos partilhavam, de criar uma escola de música diferente “onde cada aluno pudesse evoluir gradualmente, ao seu próprio ritmo, no instrumento e no estilo musical da sua preferência”.

Alfredo Soares e Andreia Pereira

Nesta escola, respira-se arte, e faz-se da música o principal contributo no desenvolvimento de capacidades cognitivas, da sensibilidade, da criatividade e da capacidade de improvisar – elementos imprescindíveis na música.

A proximidade com os alunos, pais e toda a comunidade escolar é a principal aposta da Quebra-Notas, postura que é transversal a toda a ação pedagógica e nutriente essencial do seu projeto educativo.

Com um sorriso no olhar (porque nesta época de pandemia a Quebra-Notas está muito atenta à segurança e todos utilizam máscara), os responsáveis pela escola falaram-nos nos laços de amizade que vão sendo criados com os alunos, enquanto enumeravam os diversos antigos alunos que voltaram à Quebra-Notas para inscreverem os seus filhos. E contaram-nos como até há famílias inteiras a ter aulas na Quebra-Notas, como é o caso de uma aluna de piano que trouxe a mãe e os dois netos para terem aulas também. Mostrando-nos que não existe limite de idade para a aprendizagem de um instrumento.

E são bastante diversificados os Instrumentos e Cursos livres disponíveis (em aulas presenciais e online): Guitarra Clássica, Guitarra Elétrica, Baixo, Piano, Teclado, Bateria, Canto, Violino, Acordeão, Saxofone, Flauta Transversal, Trompete, Cavaquinho, Iniciação Musical, entre outros.

Sendo a única escola de música em Almada certificada pela Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), oferece também um conjunto de formações profissionais reconhecidas. A escola destaca-se, neste âmbito, pelas suas formações em Técnica Vocal e Técnico de Som.

Com um brilhozinho nos olhos, os dois responsáveis pela Quebra-Notas, falaram-nos ainda das Audições de Alunos, que são realizadas anualmente, e onde os alunos sobem ao palco e mostram um pouco do que aprenderam ao longo do ano. Contaram-nos que, devido ao elevado número de alunos, este evento decorre durante dois dias e conta com um público de mais de 500 pessoas em cada sessão.

De salientar, ainda, que nas instalações da Quebra-Notas temos uma loja onde podemos encontrar uma enorme variedade de instrumentos e acessórios.