Gastronomia | Vinhos Mundo Empresarial

Mais do que um restaurante, um ponto de encontro

Jardim do restaurante La Costa Brava na Maia
O La Costa Brava é um espaço de restauração que alia a tradição e a modernidade. Com um conceito familiar, procura-se oferecer aos clientes agradáveis momentos de lazer acompanhados pelos melhores sabores da comida tradicional portuguesa. A relação qualidade-preço e a afabilidade de uma equipa dedicada tornam esta casa uma referência na cidade da Maia.

Quem entra no número 426 da rua Augusto Simões, na Maia, entrega-se a uma experiência gastronómica repleta de aromas e sabores. Neste espaço, desde 2011, António Sousa e a esposa, Maria de Fátima Sousa, apoiados por uma equipa empenhada, elevam a reputação do restaurante La Costa Brava, já com grande tradição na cidade da Maia.

A fundação do espaço remonta a 2010, quando um familiar do atual proprietário decidiu criar um conceito que homenageasse a sua paixão pela região da Costa Brava, em Espanha. Já nessa altura, António Sousa e a esposa integravam a equipa, a tempo parcial, sendo que, um ano mais tarde, agarraram a oportunidade de mudar de vida, dedicando-se a tempo inteiro a este projeto.

Com muito empenho e inovação, o La Costa Brava foi conquistando um maior número de clientes, um crescimento que António Sousa revela ser “paulatino e sustentado”.

Em pouco tempo este tornou-se o projeto de uma família que trabalha diariamente para oferecer experiências gastronómicas, imbuídas num ambiente descontraído e de grande familiaridade.

Ao longo dos anos vários investimentos foram sendo feitos, os mais recentes originaram a criação de outra sala de refeições e de um espaço de esplanada. Toda a decoração foi cuidadosamente pensada para que refletisse os valores de familiaridade, conforto e bem-estar promovidos pela equipa do La Costa Brava.

La Costa Brava: ‘sabor e saber’

Desde a primeira hora, o La Costa Brava oferece aos seus clientes refeições diárias, ao almoço e ao jantar, e um serviço à carta repleto de especialidades da gastronomia tradicional portuguesa. “Fomos os pioneiros a fazer a refeição económica ao almoço e ao jantar”, sublinha António Sousa. Uma aposta ganha que garante “casa cheia” todos os dias, servindo um público variado, desde o trabalhador dos serviços presentes nas redondezas, a grupos familiares ou de amigos que procuram “comer bem a preços acessíveis”.

No dia-a-dia 90% do serviço ‘vive’ das refeições económicas e o restante concentra-se nas propostas presentes na lista. Uma percentagem, aparentemente, reduzida, mas que permite ao restaurante confecionar uma média mensal de 200 quilos de bife — matéria-prima que é um dos ex-líbris deste espaço.

A participação, em 2019, no concurso nacional de ‘Melhor Sabor de Portugal’ com o ‘Bife à La Costa Brava’, garantiu-lhes a presença no restrito grupo de 15 finalistas, tendo esta equipa alcançado a Menção Honrosa na Categoria de Carne. Mais um passo que elevou o reconhecimento do restaurante e atraiu um maior número de adeptos da gastronomia portuguesa. “Todos os nossos pratos são bons”, lança António Sousa, porém, focando o ‘Bife à La Costa Brava’, o empresário enaltece a qualidade da carne e a criteriosa confeção que conferem ao prato a garantia de excelência, potenciada pelo cuidado no empratamento.

Para os amantes de peixe a recomendação recai para o bacalhau, confecionado de várias formas – ‘Bacalhau à Casa’, ‘Bacalhau à Zé do Pipo’ e ‘Bacalhau à Braga’. Para quem procura um prato especial, aos fins de semana (ou mediante encomenda), o La Costa Brava sugere o ‘Cabrito Assado No Forno’, a ‘Vitela Assada no Forno’ e o ‘Bacalhau à Zé do Pipo’.

Para concluir a refeição, a proposta recai no ‘trifle’, uma sobremesa fresca e leve, construída camada a camada — “com massa de pão de ló, salada de frutas e uma camada final de leite creme, decorada com natas e cerejas”.

Todos os pratos podem ser acompanhados pelo vinho da casa, da região da Guarda, entre outras referências procuradas pelos clientes.

Em tempos de pandemia, o La Costa Brava prima por cumprir com todas as regras de higiene emanadas pela Direção-Geral de Saúde para o setor da restauração, garantindo aos clientes a máxima segurança durante a permanência no espaço. Para além dos cuidados diários, regularmente o restaurante é submetido a uma “higienização de espaços e equipamentos específica para a COVID-19”, garante António Sousa.

Refira-se que, para aqueles clientes que ainda não se sentem confortáveis para retornar ao convívio em espaços públicos, o serviço de take-away garante que todos possam continuar a usufruir dos sabores do La Costa Brava.

Quintas-Feiras à moda do Porto

Presença garantida na carta diária do La Costa Brava, as quintas-feiras revelam-se especiais para os amantes da gastronomia tradicional portuense. As ‘Tripas à Moda do Porto’ e a ‘Francesinha’ são rainhas num dia dedicado a estes petiscos característicos da cidade Invicta.