Mundo Empresarial

Cavalo Puro Sangue Lusitano um cavalo com raras qualidades de carater

A APSL – Associação Portuguesa de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano, foi fundada em 1991 e é Entidade de Utilidade Pública. É a responsável pela gestão do Stud-Book da Raça, assegurando a sua pureza étnica e o seu aperfeiçoamento zootécnico e sanitário. Tem também a importante função de divulgar o cavalo Lusitano.

O Livro Genealógico da “Raça Puro Sangue Lusitano” (Stud-Book), que é pertença do Estado Português – Ministério da Agricultura e tem a sua gestão atribuída à APSL, é único e funciona em Portugal, país berço da raça.

Montado há cerca de 5000 anos, o mais antigo cavalo de sela do Mundo chega ao séc. XXI reconquistando o esplendor de há dois mil anos, quando Gregos e Romanos o reconheceram como melhor cavalo de sela da antiguidade.

Selecionado como cavalo de caça e de combate ao longo dos séculos, é um cavalo versátil, cuja docilidade, agilidade e coragem lhe permitem hoje competir em quase todas as modalidades do moderno desporto equestre, confrontando-se com os melhores especialistas.

O cavalo Lusitano é um dos produtos portugueses de maior sucesso e prestígio internacionais, estando envolvido num protocolo de cooperação que integra os produtos de excelência do Mundo Rural (Azeite, Cortiça, Vinho e Cavalo Lusitano). Nascem Lusitanos em 31 países. Do total do efetivo 30 a 42 por cento dos nascimentos acontecem fora de Portugal sendo sempre a sua paternidade confirmada no nosso país e o seu registo efetuado pela APSL.

Existem 20 Associações congéneres (África do Sul e Namíbia, Alemanha, Austrália, Bélgica, Brasil, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Equador, EUA, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Holanda, Itália, México, Noruega, República Checa, Suíça e Suécia) que asseguram o funcionamento dos registos dos Lusitanos nos seus países e a respetiva centralização na APSL, em Portugal, e que desempenham também um papel muito importante na promoção do nosso cavalo. A esses países são enviadas delegações que julgam Concursos e admissões de reprodutores acompanhando o processo de registo dos animais.

A APSL desenvolve um importante esforço na divulgação e fomento à utilização do nosso cavalo nomeadamente na criação de projetos que dinamizam a sua utilização nas diferentes disciplinas como é o caso do Ensino e ainda da Equitação de Trabalho. Atribui ainda prémios aos Lusitanos que se destacam em diferentes disciplinas equestres e no Toureio, e marca presença nas mais importantes feiras nacionais e internacionais.

O Lusitano destaca-se atualmente nas mais diferentes disciplinas, em Portugal e no estrangeiro. Na Atrelagem de competição onde já obteve dois títulos de Campeão do Mundo entre outras distinções importantes, na Equitação de Trabalho onde também já se sagrou campeão do Mundo e da Europa por diversas vezes e, mais recentemente na Dressage onde tem vindo a obter significativas conquistas nos mais importantes circuitos internacionais e onde conseguiu o apuramento de uma equipa para os Jogos Olímpicos de Tóquio, terminando o ano de 2020 no 6º lugar do Mundo no Ranking das Raças desta disciplina.

O cavalo Lusitano é também procurado como montada de lazer. É um cavalo versátil, corajoso, dócil, com raras qualidades de carater que lhe conferem um lugar de destaque e que trazem ao nosso país uma importante mais valia.