Educação | Ensino Mulheres Inspiradoras Mundo Empresarial

Olga Amorim, a escolha acertada para rentabilizar a produtividade da sua empresa

E se alguém melhorasse o seu potencial e o trabalhasse de tal forma que o caminho para atingir esses objetivos profissionais parecesse mais curto e cada vez mais viável? E se alguém trabalhasse os recursos da sua empresa e melhorasse de imediato a sua rentabilidade e produção? É essa a missão de Olga Amorim, que trabalha na área da ‘reengenharia comportamental’ e que dá as respostas para melhorar a produtividade das organizações.

Olga Amorim, uma empresa e uma pessoa com uma missão muito peculiar. Especializada em reengenharia de comportamentos e processos organizacionais é com uma especial sinergia que faz nascer novas ideias ao ritmo do pensamento, com um projeto arrojado e inovador pretende dar valor às organizações em que implementa os seus serviços.

Com ferramentas, técnicas e metodologias próprias de diagnóstico de perfil de comportamentos, que aliadas a um processo de gestão estratégica de recursos humanos permitem empresários, acionistas, gestores, administradores de empresas e líderes de equipas a alcançar resultados imediatos de elevado desempenho e produtividade dos colaboradores, assim como resultados económico financeiros impactantes no mercado de trabalho em que se encontram.

Porém, antes de tudo, importa, contar a sua interessante história de vida. “Comecei o meu trajeto profissional muito cedo, o que fez com que realizasse todos os meus estudos à noite”, começa por contar Olga Amorim. Começou por trabalhar na Digital Equipment Portugal e apenas com 21 anos “já era uma das diretoras de qualidade”. Paralelamente licenciou-se em sociologia e continuou a sua progressão pessoal tirando um mestrado em Marketing e Gestão de Pessoas e um doutoramento em Recursos Humanos.

De forma natural, como destacou, o seu trajeto foi-se fazendo, como “gostava muito do que fazia e fazia tudo muito bem feito as oportunidades foram surgindo”. Foi formadora na OGMA, Indústria Aeronáutica de Portugal, na Provimi, na Sonamet, em Angola, entre outras. Desde 1996 foi também Formadora Comportamental de todos os Centros de Formação do CENFIM:  Porto, Arcos de Valdevez, Torres Vedras; Santarém, Lisboa; Marinha Grande; Peniche; Trofa; Porto; Ermesinde, Oliveira de Azeméis. No seu vasto Curricula desempenhou os papeis de Diretora do Núcleo do CENFIM do Porto e Arcos de Valdevez assim como o de coordenadora do primeiro Centro de Novas Oportunidades do CENFIM, em Arcos de Valdevez, experiências que lhe permitiram desenvolver novas formas de atuar dentro da educação, com novas metodologias e novas formas de estar.

Em 2014 decidiu traçar o seu próprio caminho fazendo o que mais gostava: formar pessoas e desenvolver metodologias diferentes que trouxessem rentabilidade às organizações. “Não me interessava dar as formações típicas de liderança, queria algo prático e inovador, mas que trouxesse resultados imediatos”, destacou a empresária. No entanto foi apenas há pouco mais de um ano que deu uma maior dimensão ao seu sonho e à sua empresa. Colocou as suas ideias em papel e patenteou-as, criando assim metodologias completamente inovadoras com resultados económicos financeiros imediatos.

Olga Amorim oferece os serviços de diagnóstico organizacional, reengenharia de comportamentos organizacionais, reengenharia de processos organizacionais e Slimsizing de recursos humanos. O objetivo é trazer á organização onde atua, uma forma de estar diferente, identificando os custos ocultos da organização e treinar capacidades e competências técnicas e humanas, valorizando os seus recursos humanos, tendo em atenção os objetivos estratégicos da Organização. Para isso utiliza quatro módulos, todos eles interligados e patenteados.

Gestão de imagem

Hoje em dia a imagem é o principal cartão de visita de todas as organizações profissionais. “O objetivo é identificar todos os pontos críticos comportamentais da pessoa, ou seja, vamos dissecar a pessoa da parte profissional”, explicou Olga Amorim. “Se não tiver boas pessoas, não posso fazer bons profissionais, mas se tiver boas pessoas posso fazer excelentes profissionais” realçou. As pessoas são o principal esqueleto de uma organização e é nesse sentido que este produto trabalho. “É importante existir confiança nas organizações, criando uma partilha de dar e receber e criando uma ligação entre a empresa e as pessoas”. Usando uma série de ferramentas de diagnóstico Olga Amorim identifica as “fragilidades das pessoas” e as transforma “em pontos fortes”.

Gestão de Comportamentos Organizacionais Estratégicos

Olhar a empresa como um todo para criar uma equipa para um todo. Este é objetivo deste produto. “Avaliamos os custos ocultos da organização, através do diagnóstico e vamos ver onde as pessoas estão a cometer mais erros estratégicos, que podem ser tempos, atitudes. É necessário criar objetivos, construir resultados, trabalhar competências humanas e técnicas para atingir resultados de excelência, em que a rentabilização de tempos passa a ser uma variável constante e necessária na equação dos Recursos Humanos das Organizações de hoje”, revela Olga Amorim, realçando a importância de adaptar o lado humano para alcançar uma alta performance.

Gestão de Liderança Transformacional

“É possível criar líderes, o necessário é ter uma estrutura comportamental. É um lado onde saber estar e saber ser é fundamental para o saber fazer”, esclareceu a empresária. Neste módulo define-se um caminho coerente e profissional, baseado numa comunicação assertiva e orientada para resultados. Para além dos fatores de liderança Olga Amorim sublinhou a importância de um líder saber valorizar os seus liderados: “É importante começar a mudar o chip das organizações e pensarem que se as pessoas forem conduzidas pelo mérito, vão sempre querer fazer mais. As pessoas têm de ter a oportunidade de fazer diferente, de serem inovadoras, de crescer e de trazer a sua identidade”.

Gestão Organizacional

Este e um dos módulos mais importantes para implementar uma mudança. O ponto de partida é“o que quero da minha organização e perceber se há pessoas que se adaptam a essa imagem”, sendo esta uma oferta mais direcionada a CEO’s, diretores e cargos de decisão. Porque uma mudança começa de cima, Olga Amorim refere que “todo o segredo da gestão organizacional está neste produto”. Desenvolver novas formas de trabalhar e analisar os valores e imagem da organização são alguns dos primeiros passos implementados para uma mudança enorme com resultados imediatos.

Com uma oferta distinta e inovadora, os serviços Olga Amorim são uma escolha de excelência na hora de rentabilizar os recursos humanos, criando uma organização a trabalhar com um rumo e com objetivos comuns. Perspicaz e arrojada, Olga Amorim conclui dizendo que o principal é trazer um lado mais humano às organizações. Os testes também fazem parte do diagnóstico Organizacional, por isso não hesite em contactar e usar esta mais valia para uma análise que certamente vai mudar a sua organização, criando logo à partida um contributo de Elevado desempenho e Produtividade dos Colaboradores e em consequência disso, resultados Económico Financeiros impactantes no mercado de Trabalho em que se encontra. Contacte e surpreenda-se.

olga.amorim@olgaamorim.pt

(+351) 92 437 97 82
(+351) 96 576 51 92
(+351) 258 514 318

Quinta das Carvalhas, Lote 10
Passos – Guilhadeses
4970-786 Arcos de Valdevez