Atualidade Notícias

Empresas crescem 36% na transformação digital

O sector de retalho liderou o progresso nas transformações nos últimos dois anos, com 73% das empresas a afirmarem que têm hoje recursos necessários para realizarem as mudanças para o digital.

Estudo realizado pelo Capgemini Research Institut sobre a forma como as organizações progrediram nas suas transformações digitais e em matéria de liderança, nos últimos dois anos, avança que todos os sectores de atividade revelam ter aumentado os recursos necessários às referidas mudanças, sendo que a Covid-19 foi o grande catalisador desta evolução. No global, aponta o documento, num espaço de dois anos, as transformações digitais e de liderança cresceram 36%.

O sector de retalho, de acordo com o estudo, liderou o progresso nas transformações, com 73% das empresas a afirmarem que possuem hoje recursos necessários para realizarem a transformação digital, tendo se verificado um aumento de 36 pontos percentuais se comparado com o registado em 2018. Segue-se o das telecomunicações, onde 71% das empresas garantem também ter já os recursos indispensáveis para a mudança.

O estudo do Capgemini Research Institut, denominado Digital Mastery 2020, refere ainda que 60% das empresas inquiridas revelaram possuir os recursos necessários a nível de tecnologia, ao passo que outros 62% dizem estar preparadas para mudanças na liderança para serem bem-sucedidas na implementação dos seus programas de transformação digital.

A pesquisa indica ainda que cerca de 68% das grandes empresas inquiridas, e que possuem um volume de receitas avaliadas em 20 mil milhões de dólares ou mais, anunciam ter vantagens na evolução das capacidades tecnológicas necessárias, em contraste com 55% das empresas com receitas no valor de menos de 10 mil milhões de dólares.

No que tem que ver com a liderança, apenas 57% das empresas de menor dimensão afirmaram possuir as capacidades necessárias para a concretização dos projetos de transformação digital, um valor marginalmente abaixo da média geral, que se situa nos 62%, mas mais distante dos 70% revelado pelas empresas de grande porte.«

“Em apenas dois anos, registou-se um aumento exponencial das competências digitais e de liderança necessárias para alcançar o sucesso nos projetos de transformação digital. O ritmo acelerado e contínuo da inovação tecnológica e a disrupção dos modelos de negócio nos últimos dois anos, com a Covid-19 a obrigar muitas empresas a reinventarem-se, foram possivelmente os responsáveis por este avanço,” afirma Claudia Crummenerl, diretor administrativo, de pessoas e organização da Capgemini Invent.

Para avaliar o grau de evolução das competências ou recursos digitais, nos últimos dois anos, o centro de estudo responsável pela publicação, analisou a média das apreciações dos inquiridos em quatro categorias, designadamente talento e organização, operações, inovação de modelos de negócio e experiência do cliente.

O estudo teve como base um inquérito feito a mil gestores de empresas de vários sectores de atividade, com receitas anuais de pelo menos mil milhões de dólares, e decorreu entre maio e junho de 2020, em 14 países do mundo, nomeadamente França, Estados Unidos da América, Reino Unido, Itália, Espanha, Países Baixos, Suécia, Noruega, Índia, China, Singapura, Alemanha, Austrália e Hong Kong.

O objetivo da auscultação foi o de recolher opiniões sobre o nível de maturidade das organizações, no que diz respeito às competências digitais e de liderança necessárias ao sucesso dos projetos de transformação digital.