Arquitetura, Design e Decoração Mundo Empresarial

Alfredo & Carvalhido: “É importante haver mais empresas especializadas na recuperação”

A empresa Alfredo & Carvalhido foi constituída há 30 anos e é das mais antigas do distrito de Viana do Castelo a dedicar-se à recuperação do património e reabilitação urbana. Valdemar Carvalhido é o empresário que dá a cara pela empresa e assegura que continua cada vez mais apaixonado pela sua atividade.

Em 28 de janeiro de 1991 Valdemar Carvalhido fazia nascer a empresa Alfredo & Carvalhido, especializada em conservação e reparação de Edifícios e Monumentos Nacionais, bem como empreitadas particulares e públicas de vários tipos. Abrangendo um variadíssimo leque de serviços, Valdemar Carvalhido fez da sua experiência na área da construção e reabilitação o segredo do crescimento de uma empresa que tem vindo a preservar a história de Portugal.

Valdemar Carvalhido assume que o percurso da empresa começou ainda antes do seu surgimento. “Eu trabalho para a recuperação há mais de 40 anos, apesar de ter esta empresa há 30”. O empresário sublinha ainda que a arte do restauro tende a desaparecer, sublinhando a importância de “haver mais empresas especializadas na recuperação”.

A Alfredo & Carvalhido destaca-se como uma empresa que aposta na qualidade dos serviços prestados, desenvolvendo um processo contínuo de aperfeiçoamento das metodologias e procedimentos a aplicar. A concretização desta filosofia de intervenção levou a empresa a dotar-se de recursos humanos, técnicos, logísticos tomando uma dimensão capaz de dar uma resposta ágil e rigorosa, na execução das diferentes tarefas que fazem parte do processo de estudo e salvaguarda dos bens patrimoniais.

Além disso Alfredo & Carvalhido possui grande conhecimento de trabalhos em granito antigo, madeiras exóticas velhas, cerâmicas antigas para revestimentos, construção de muros em adobe, taipa, xisto, pizarra, granito racheado e rústico, textos em cal e gesso com sancas, tectos de madeira em maceira e outros, pinturas, entre outros.

Esta empresa esteve recentemente em destaque pelo seu trabalho de reabilitação da fachada da igreja de S. Domingos. “Esta obra foi particularmente desafiante pela sua complexidade e exposição visual. Foi feito o restabelecimento da integridade física, histórica e estética do conjunto da fachada”. No entanto a obra que mais o marcou o empresário foi a recuperação do Castelo Santiago da Barra. “Foi uma obra que me marcou muito em termos de reabilitação de espaço aproveitável, o tipo de construção e a conservação de património”. A Alfredo & Carvalhido é a empresa ainda responsável pela Reconversão do Antigo Matadouro em Centro de Arte e Cultura (em Ponte de Lima), conservação e beneficiação da Igreja Paroquial de Rubiães (em Paredes de Coura) e da Igreja de Paderne (em Melgaço), obras de conservação da Torre do Palácio das Terrenas/Torre de Pedro Cem/Da Marca (no Porto) e consolidação, beneficiação, salvaguarda e revitalização do Paiol do Açougue nas Fortificações da Praça de Valença do Minho, entre outras.

Apesar de haver um crescimento da procura para trabalhos de recuperação em Viana do Castelo o empresário alerta para uma maior integridade nos concursos: “há muita gente que não sabe quanto custa a recuperação e vai com preços baixos e depois cria problemas para eles próprios e para o cliente”. Valdemar Carvalhido regista, porém, que os clientes garantem ser bom viver em Viana.