Destaque Eventos

Fábrica de Alumínios Brandão: Crescer em tempos de pandemia é possível

Esta é uma história de sucesso, mas também de resiliência e determinação. São mestres no alumínio e apesar dos constrangimentos causados pela pandemia a Fábrica de Alumínios Brandão registou um crescimento exponencial. A promessa é a mesma de sempre, estar ao lado de todos, com a sua experiência e conhecimento de mercado feita de soluções personalizadas, à luz de cada conceito de negócio, nos mais diversos setores de atividade.

Este é um verdadeiro caso de sucesso em plena pandemia. Os constrangimentos causados pela SARS-COV-2 não foram uma barreira para que a Alumínios Brandão continuasse a crescer. Artur Brandão e Cecília Carneiro são dois dos responsáveis pelo leme de uma empresa que não tem limites criativos. A simpatia com que receberam a IN só evidenciou a humildade com que dão cada passo. Se é certo que não existe sucesso sem trabalho, aqui a resiliência foi também palavra de ordem para alcançar o patamar onde se encontra hoje a empresa.

No percurso da Alumínios Brandão, que já vai longo, descobrimos uma busca constante por responder a novas técnicas e soluções, procurando ter sempre presentes valores como a transparência, qualidade de produto, excelência de serviço e sabedoria partilhada.

Tudo começou em 1978 por Albertino de Jesus Brandão – e ainda hoje se mantêm muitos procedimentos daquela época. Os tornos que usam para dar forma às canecas e todo tipo de louça doméstica, de uso pessoal, restauração e hotelaria, são modernos, mas retratam a força física feita pelos repuxadores. É esse cuidado e know-how que fazem com que as peças sejam feitas com qualidade e fiabilidade, algo, aliás, que caracteriza a fábrica.

Nesta fábrica, localizada em Pindelo, Oliveira de Azeméis, é tudo feito à medida e acompanha-se sempre as tendências e necessidades do mercado. Embora focados em centrados na produção de utensílios de cozinha Cecília Carneiro destaca que as ideias e os produtos surgem através das ideias e necessidades dos clientes. Artur Brandão sublinhou ainda: “se desenvolvermos uma ideia com o cliente, fica apenas com esse cliente”.

Entre os muitos produtos destaca-se uma caneca, mas engane-se se acha que é uma simples caneca, este é um produto patenteado que permite conservar a frescura da bebida. Por canecas entendemos aquelas de formato normal, com uma asa, que aqui são fabricadas com parede dupla de alumínio, com um gel especial e exclusivo no interior, que tem a particularidade de enfriar e conservar a bebida fria, mais que o gelo comum, mas não é só. Da iluminação à perfumaria, passando ainda por utensílios para robôs de cozinha, a verdade é que aqui tudo é possível e desde que englobe alumínio, não existem limites. Para além disso a empresa trabalha também com outros metais e engloba serviços de corte, estampagem, prensagem, entre outros. Qualquer que seja a ideia do cliente, a Alumínios Brandão tenta concretizar.

“Isto é uma fábrica, acima de tudo. Temos capacidade para resolver problemas e desenvolver soluções eficientes”, frisou Cecília. A título de exemplo, a Doçaria Cruz de Pedra, em Braga, queria personalizar a forma para o pudim abade de priscos, para a corrida para as 7 Maravilhas doces de Portugal, e colocamos uns pernos como eles queriam. Apesar de desenvolvermos este tipo de formas há 40 anos, não deixamos de ouvir a sugestão do cliente e a verdade é que esta é uma forma mais eficiente”. Um caso semelhante também aconteceu com uma forma especialmente feita (a pedido de um cliente) para a confeção de um bolo de pão de ló.

A Alumínios Brandão está assim “na sombra do sucesso dos seus clientes” e isso é algo valorizado pelos proprietários. “Um cliente satisfeito é um cliente que vai falar bem de nós”, ressalvam.

O crescimento da empresa foi também acompanhado pelos novos tempos através do desenvolvimento de uma loja online onde não só é possível encontrar todo o catálogo e adquirir os mais variados produtos, mas também permite que o cliente entre em contacto com a empresa para apresentar as suas necessidades.

Com a qualidade como lema, Artur e Cecília destacam ainda a importância da equipa. Fruto dessa valorização contam que “não existe uma política de rotatividade, quando alguém entra na empresa é para ficar e isso traduz-se numa equipa que sabe o que faz e que é muito competente”.

A Alumínios Brandão encontra-se, assim, disponível para desenvolver parcerias com entidades estratégicas, no setor da hotelaria e restauração, mas também com outras empresas nacionais e internacionais, colocando ao serviço de todos a sua experiência de trabalho acumulada e capacidade de conceção e fabrico de equipamentos. Com uma forte presença no mercado europeu e norte americano, o objetivo é continuar a crescer e manter a aposta na internacionalização.