Mundo Empresarial Turismo

Marvão: Um ponto de paragem obrigatório a caminho de Santiago

O Caminho da Raia, perto da fronteira com a vizinha Espanha, é um desafio e uma oportunidade para aqueles que procuram conectar-se com a sua espiritualidade e fé, ao mesmo tempo que se deslumbram com as belas paisagens do território alentejano.

Ao longo de 310 quilómetros, os caminhantes que aceitarem o desafio de percorrer o Caminho da Raia, terão de atravessar os concelhos de Mértola, Serpa, Moura, Reguengos de Monsaraz, Elvas, Portalegre, Castelo de Vide e Marvão. Caminhos surpreendentes repletos de planícies, vinhedos, sítios romanos, castelos e igrejas: um espólio cultural e patrimonial sem fim.

Este percurso, inaugurado em dezembro do ano passado, tem como objetivo resgatar a história e o simbolismo da fé para os peregrinos e caminhantes que queiram rumar a Santiago de Compostela, podendo ao mesmo tempo explorar paisagens, hábitos, tradições populares, mas sobretudo a vivência do património existente do território alentejano.

No decorrer da caminhada pelo Caminho da Raia, Marvão ergue-se do alto da imponente Serra do Sapoio, a quase 900 metros de altura, e convida os caminhantes a explorar uma das mais belas localidades do Alto Alentejo. Visitar o concelho marvanense é também, por si só, um ato de fé.

Numa região onde reza a história que a Ordem de Santiago tenha sido responsável por uma grande parte da conquista, os vestígios do cristianismo são visíveis nas belas igrejas que se podem visitar em Marvão. A rota inicia-se na Igreja de Nossa Senhora da Estrela, às portas da vila, seguindo pela Igreja de Santa Maria (onde hoje em dia se encontra em funcionamento o Museu Municipal), passando pela Igreja do Espírito Santo e pela Igreja do Calvário, no sul da vila.

Para os caminhantes que seguem o seu percurso a caminho de Espanha, é também imprescindível fazer uma visita ao belo e poderoso Castelo de Marvão, localizado no ponto mais alto do concelho, de onde se “vê a Terra toda”, tal como um dia disse José Saramago. Do alto do miradouro e sob as curvas da belíssima Serra de São Mamede, o momento de contemplação é propício a uma simbiose com a natureza e a sua criação.

Quando o calor e o cansaço apertarem, o espelho de água do Rio Sever, na Portagem, é ideal para os peregrinos que se querem refrescar antes de voltar a colocar pés ao caminho. Aproveite ainda para lavar a alma junto às margens do rio. Deixe-se deslumbrar com a beleza de Marvão, um ponto de paragem obrigatório.