Mundo Empresarial Turismo

Caminhos de Santiago por Valongo. Percorra-os!

O acolhedor concelho de Valongo é composto por duas vilas, Campo e Sobrado, e por três cidades, Alfena, Ermesinde e Valongo, todas atravessadas pelos Caminhos de Santiago.

Se deseja fazer o Caminho Central ou o Caminho por Braga e usufruir de um percurso bucólico, tranquilo e mais curto em alguns quilómetros, vindo de sul, em Arrifana, desvie à direita, por um antigo itinerário. Passe por Caldas de São Jorge e Sandim, atravessando o rio Douro em Crestuma. Dirija-se para o lugar de Compostela e entre no vale do rio Ferreira. Aqui, descubra a aldeia de Couce, classificada como Aldeia de Portugal e situada entre as serras de Santa Justa e Pias, integradas no Parque das Serras do Porto, cuja geo e biodiversidade lhe mereceu a classificação como Paisagem Protegida Regional, de que o município de Valongo muito se orgulha.

Cruzadas as serras, pode dirigir-se para a cidade de Valongo, seguindo, posteriormente, para Alfena que dará acesso a terras tirsenses ou a Covelas, onde entronca no caminho que vem do Porto por Coronado, seguindo pela ponte da Lagoncinha (Famalicão) para Braga ou Guimarães.

Se deseja continuar pelo Vale do Ferreira, passe pela vila de Campo e pela vila de Sobrado, dirigindo-se para terras de Santo Tirso, onde nasceu S. Rosendo, bispo de Santiago e fundador do Mosteiro de Celanova.

Igualmente, pode chegar ao território de Valongo vindo da cidade do Porto. Pela Via Vimaranes, entre no concelho de Valongo pela cidade de Ermesinde, passando em Alfena em direção a Guimarães. Se transpôs o rio Douro, mais para o interior, pode chegar à cidade valonguense pelo antigo caminho que vem de Valbom, onde o trigo depois de descarregado era conduzido a Valongo para a produção do seu afamado pão.

Se passou o Douro, já na zona de Melres, junto da capela de Santiago, o peregrino pode dirigir-se à vila de Campo e depois seguir por Valongo ou, continuando pelo vale do rio Ferreira, seguir por Sobrado em direção a norte, igualmente, por Santo Tirso.

Peregrine, assim, por itinerários historicamente referenciados e outrora percorridos por ilustres personalidades, como Erich Lassota de Steblovo e Leão de Rosmithal, que se dirigiram a Santiago de Compostela.

Aproveite para conhecer Valongo, a arquitetura religiosa e o diversificado património edificado, testemunhos de outros tempos, assim como o património natural das serras. Igualmente, a lousa, extraída do subsolo de Campo, o brinquedo tradicional de Alfena e Ermesinde, a saborosa regueifa e os doces biscoitos de Valongo e, ainda, a tradicional e mundialmente invulgar festa da Bugiada e Mouriscada, que ocorre a 24 de junho, em Sobrado, são excelentes razões para um posterior regresso ao nosso concelho.