Mundo Empresarial Turismo

À (re)descoberta deste pequeno refúgio, que se chama Mortágua …

O percurso de Mortágua liga o troço proveniente de Penacova a Santa Comba Dão, trata-se de um percurso com cerca de 26 quilómetros, que se inicia nos limites da localidade de Vale de Ana Justa, percorre parte do Concelho, e vai terminar na povoação de Riomilheiro, e daí prossegue para o concelho vizinho, Santa Comba Dão. Os Caminhos de Santiago caraterizam-se por percursos de conhecimento e, de certa forma, de cura espiritual e pessoal.

O Caminho Natural da Espiritualidade é um percurso, com uma enorme riqueza cultural e paisagística, que permite a passagem por locais de culto, aldeias típicas e ribeiras que se estendem ao longo de uma grande parte d’O Caminho.

Dizia-se que o percurso onde se encontravam “os lenços no chão”, definia o percurso da passagem dos peregrinos de Santiago…O Caminho de Santiago pelo concelho permitirá ao peregrino descobrir segredos, lendas e histórias, lugares de culto, como a Igreja Matriz de Cortegaça devota a São Tiago, o Núcleo Museológico “Raízes e Memórias da Irmânia”, o Centro de Interpretação “Mortágua na Batalha do Bussaco”, e lugares tantas vezes esquecidos, que, no entanto, têm tanta história para descobrir e tantas estórias para contar. Um caminho com uma “janela aberta” para os peregrinos deixarem as suas estórias e levarem um pouco da história de Mortágua!

Centro de Interpretação “Mortágua na Batalha do Bussaco”

O peregrino ao longo da sua “jornada” terá, ainda, a ocasião de conhecer e saborear a “rainha” da mesa do concelho, a Lampantana, acompanhada de vinhos de excelência, produzidos localmente, e adoçar o paladar com uma fatia de Bolo de Cornos ou um Pastel Juiz de Fora, uma oportunidade para conhecer a gastronomia de Mortágua.

Os campos, as ribeiras, as paisagens, a simpatia das pessoas e os inúmeros pontos de interesse com que os peregrinos se irão cruzar ao longo do caminho, irão despertar o interesse em descobrir outros recantos do nosso concelho, tais como, as Quedas de Água das Paredes, os percursos pedestres que escondem piscinas naturais, galerias ripícolas, moinhos, trilhos e caminhos rurais, os percursos de BTT que conduzem a miradouros e aldeias mais ou menos recônditas, o Lagar de Varas de Vale de Mouro e a Albufeira da Aguieira, locais que convidam à descoberta e aventura.

Mortágua tem uma oferta considerável e diversificada de locais para pernoitar, desde de unidades de alojamento local, casas de turismo rural e unidades hoteleiras de duas a cinco estrelas. No entanto, o município pretende converter uma das antigas Escolas Primárias num albergue para peregrinos, o que permitirá mais uma oferta de apoio e informação ao mesmo.

O Caminho de Santiago pelo concelho, é um percurso de desenvolvimento pessoal, mas também de (re)descoberta deste pequeno refúgio, que se chama Mortágua.