Mundo Empresarial Turismo

Almeida – Uma Estrela para Descobrir

Fortaleza de Almeida, com planta em forma de hexágono, é ponto de passagem do Caminho de Santiago
Fortaleza de Almeida tem uma planta em forma de hexágono cuja estrutura é composta por seis baluartes, cada um com denominação própria

A fortaleza de Almeida é uma lição em pedra da arquitetura militar barroca e é também um espaço de imensa evocação histórica. No Concelho há um imenso Património, aldeias históricas, sabores tradicionais e percursos na natureza. Estes são só alguns sítios que se cruzam com o Caminho de Santiago.

Fortaleza em forma de estrela, foi imprescindível na estratégia militar da defesa do país, desde a fundação até ao início do século XX. Desempenhou um papel relevante em várias épocas da história de Portugal, nomeadamente durante a crise de 1383-85, as guerras da restauração e as invasões francesas.

O topónimo desta Vila Histórica está relacionado, segundo alguns autores com a sua localização geográfica, derivando do árabe “al-meda”, a mesa por estar localizada no planalto das mesas. Para outros estudiosos, Almeida, radica em “Talmeyda” ou “Almeidam”, campo ou lugar de corrida de cavalos, que na povoação se realizavam com frequência.

Hoje, séculos passados, Almeida é considerada Vila Monumento Nacional, o que faz desta localidade um centro histórico de singular beleza. Guarda séculos de história que, através da herança patrimonial, faz o gosto de quem procura um testemunho do passado: ruínas do castelo, igrejas, casas senhoriais, Quartel de Infantaria e Artilharia, Portas duplas de S. Francisco e Sto. António, entre outros pontos emblemáticos.

Segundo o Vice-presidente da Câmara José Alberto Morgado, Almeida oferece um leque de atividades que, em família ou com amigos, poderá usufruir de experiências únicas: eventos diferenciadores (Recriação Histórica “Cerco de Almeida”- último fim de semana de agosto- Almeida; Mercado à Moda Antiga- último domingo de fevereiro e primeiro domingo de março- Almeida; Mercado da Páscoa- Sexta-feira Santa e sábado de Aleluia- Almeida, Feira Medieval- fim de semana a seguir à Páscoa- Castelo Mendo, Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural- primeiro fim de semana de fevereiro- Vilar Formoso); passeios pedestres, em charrette, a cavalo ou em bicicleta; explorar recantos através de peddy papers ou visitas guiadas acompanhada por um técnico. Desta forma, poderá aproveitar o tempo ao máximo, sem correr o risco de perder lugares e monumentos essenciais. Poderá, ainda, usufruir de programas de bem-estar e saúde que combinam com descanso e benefícios terapêuticos da água mineral das Termas de Almeida- Fonte Santa.

Aproveitando o que de melhor oferece o concelho encontra-se um forte património gastronómico que desafia o requinte e tenta os paladares. Arroz de lebre, feijoada de javali, cabrito e borrego assado, salada de merujes são algumas das iguarias. Falar de Almeida é falar também na bola doce, no doce de abóbora, na marmelada e na saborosa ginjinha.

Venha descobrir Almeida, a Estrela do Interior!