Destaque Turismo

Amarante, Natureza Criativa!

Amarante tem o seu destino indissociavelmente ligado ao rio Tâmega e às serras do Marão e da Aboboreira. A sua Natureza Criativa é constituída por um significativo património arquitetónico, natural, cultural, gastronómico e turístico. É, desde 2017, Cidade Criativa da UNESCO.

O Concelho de Amarante é um dos municípios, em Portugal, com mais quilómetros nas Rotas de Peregrinação para Santiago de Compostela. Com um total de 28 km, Amarante é, por isso, local de passagem obrigatório. A explicação está na emblemática Ponte de São Gonçalo. Era a passagem que, no contexto medieval, facilitava a travessia do Tâmega a muitos viajantes – muitos dos quais seriam, pois, peregrinos de Santiago. A história confirma os factos – dada a existência, à época, de uma albergaria em cada margem do rio.

E ainda hoje aquela ponte – assim como o Convento de São Gonçalo – são símbolos do itinerário Torres – um dos caminhos para Santiago de Compostela – que tem início em Salamanca e que, depois de entrar em Portugal, por Almeida segue no sentido Sudeste/ Noroeste pela Beira Alta até à Região do Douro, atravessando o Rio Douro em Peso da Régua e daí, por Mesão Frio até Amarante. De Amarante passa por Guimarães em direção ao Alto Minho, onde entra na Galiza, terminando em Santiago de Compostela.

A sinalização adotada pelo município obedece às normas definidas pelo Conselho da Europa e pela legislação nacional em vigor. No Centro Histórico, as placas direcionais foram substituídas por uma vieira apontada em latão cravadas ao chão.

Há ainda locais onde os peregrinos a cavalo ou de bicicleta, terão de efetuar um percurso alternativo. Para o efeito, foi colocada sinalização apropriada com dístico de peregrino em bicicleta ou cavalo com vieira estilizada e seta direcional a amarelo sob fundo azul.

Na cidade há estabelecimentos de restauração que disponibilizam um “Menu de Peregrino” e alguns equipamentos hoteleiros praticam um desconto especial, mediante a apresentação da credencial do peregrino – que poderá ser obtida junto da entidade local creditada para o efeito: Delegação de Amarante da Associação Espaço Jacobeus.

Na receção do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso e na Loja Interativa de Turismo, está disponível um carimbo oficial alusivo aos Caminhos de Santiago que marcará a passagem por Amarante.

Se estiver de passagem por Amarante, recorde: a cidade, além de um espaço de passagem para Santiago, é, por si só, um destino a não perder.