Mundo Empresarial Turismo

APCRB: Raça Boer, uma carne distintiva

A raça de caprinos Boer é considerada uma das raças mais vocacionada para a produção de carne. A Associação Portuguesa de Caprinicultores da Raça Boer (APCRB) visa a conservação da pureza desta raça, possibilitando o seu progresso zootécnico e favorecendo a difusão de bons reprodutores.

Os caprinos de raça Boer são animais exuberantes, de elevadas taxas de fertilidade e prolificidade, de carater calmo sendo uma das raças de pequeno porte mais rústicas com grande capacidade de adaptação a diferentes condições
climáticas e de pastagens e consequentemente preparados para condições que vão do sistema extensivo ao intensivo.

A sua morfologia é única entre as demais raças de cabras, é mais compacta, robusta e musculada, por isso é a raça ideal para a produção de carne. O bom instinto maternal das cabras Boer aliado a uma boa produção de leite proporcionam taxas elevadas de crescimento das crias podendo criar rapidamente dois chibos, nascimentos múltiplos são a regra e não a exceção, com uma percentagem média de nascimentos de 180%. Atingem pesos quando adultos entre 110-130 kg para os machos e 90-100 kg para fêmeas. Atualmente, em Portugal existem cerca de 200 animais da raça Boer pertencentes a 14 criadores.

O padrão ideal da raça definido pela Associação Portuguesa de Caprinicultores da Raça Boer caracterizase
por pelagem curta, lisa e brilhante composta com pelos castanhos, variando do claro a escuro na cabeça, pescoço
e orelhas, restante do corpo branco, cabeça com chanfro convexo, orelhas largas, compridas, pendulares; cornos fortes,
arredondados, de comprimento médio, bem separados e encurvando gradualmente para trás e para baixo; pescoço bem implantado, de moderado comprimento, bem posicionado ao tamanho do corpo e mais forte nos machos; espáduas bem desenvolvidas, dorso comprido e largo, perna musculada; fêmea com úbere bem formado com tetos funcionais para amamentação e machos com testículos bem desenvolvidos e simétricos e bolsa escrotal de pele solta e flexível.

Sendo esta uma raça vocacionada para a produção de carne, importa salientar algumas características dessa carne,
como baixa gordura saturada, baixo colesterol, baixo teor em sódio mas rica em ferro e potássio, A carne é saborosa,
suculenta, tenra, extremamente atrativa e muito apaladada. A APCRB tem como um dos seus objetivos a difusão de
bons reprodutores bem como o melhoramento da fileira de caprinos de carne, através do cruzamento com caprinos de raça Boer, como linha pai, tendo sempre a preocupação de garantir a manutenção da linha pura, de modo a garantir a substituição dos efetivos.