Atualidade Cultura | Património Notícias

Celebração dos 100 anos do nascimento de José Saramago

O centenário do nascimento do escritor José Saramago, só acontecerá em 2022, mas as celebrações começam hoje, com um programa cultural internacional em torno do Nobel da Literatura.

A sessão de abertura tem data marcada para esta terça-feira, no teatro São Luiz, em Lisboa, onde a escritora espanhola Irene Vallejo lerá um “Manifesto pela Leitura”, seguindo-se um concerto pela Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Na aldeia onde o escritor nasceu, será plantada uma árvorea 99.ª de uma centena de oliveiras que a Fundação José Saramago decidiu plantar na localidade ao longo dos últimos dois anos.

António Costa marcará presença na cerimónia. Já a ministra da Cultura, Graça Fonseca, associa-se à inauguração das comemorações com a colocação de um ramo de flores onde estão depositadas as cinzas do escritor, junto a uma oliveira em frente à Fundação José Saramago, em Lisboa.

Consolidar a presença do escritor na história cultural e literária, em Portugal e no estrangeiro, e homenagear a sua figura como cidadão são as premissas das comemorações.

O programa comemorativo vai incluir uma edição de uma fotobiografia, cinco conferências comissariadas pelo escritor argentino Alberto Manguel, um Colóquio de Estudos Saramaguianos no Brasil, a edição de uma moeda comemorativa e um ciclo de cinema pela Cinemateca Portuguesa.

No dia 16 de novembro de 2022, uma centena de escolas do ensino superior, promoverão a leitura, em simultâneo, de páginas dos romances “Memorial do Convento” e “O Ano da Morte de Ricardo Reis”.