Arquitetura, Design e Decoração Atualidade Notícias

Jardins do Norte de Portugal entre os melhores espaços verdes do mundo

Portugal marca presença com cinco espaços verdes portugueses na lista dos melhores do mundo, na prestigiada avaliação da Green Flag Award, um programa de acreditação internacional sem fins lucrativos que reconhece e galardoa parques e espaços verdes bem administrados.

A lista integra o Jardim Botânico do Porto, o Parque da Cidade e o Jardim do Passeio Alegre, no Porto; o Parque Aventura e Trilho Ecológico, em Baguim do Monte e o Jardim do Monte Latito, em Guimarães.

Os três jardins da cidade do Porto renovam a premiação de 2019 e 2020, enquanto os dois últimos se estreiam na lista de galardões.

O prémio, atribuído pelo ministério da Habitação, Comunidades e Governo Local do Reino Unido e pela organização não-governamental Keep Britain Tidy, destaca que o Jardim do Monte Latito alberga três famosos monumentos nacionais: o Castelo de Guimarães, a Igreja de S. Miguel e o Palácio Ducal de Bragança.

Nesta edição, o ministério britânico entregou também o título de “Green Heritage Site” ao Jardim do Passeio Alegre. Distinguido a manutenção das características históricas dos locais e os seus padrões de conservação, esta é a primeira vez que o título é entregue a um espaço fora do Reino Unido ou da Irlanda.

Foram distinguidos 30 espaços verdes de oito países nesta edição, Portugal, Bélgica, França, Alemanha, Holanda, Espanha, Suécia e Turquia.

O Green Flag Award surgiu em Inglaterra em 1996 e já distinguiu 2.000 espaços verdes de 16 países distintos.