Destaque Turismo

Grupo Madre: A solidez de uma marca sempre de olhos no futuro

O Grupo Madre destaca-se pela sua solidez e diversidade de segmentos de atividade. Do entretenimento ao turismo, passando pelo imobiliário, são muitas as apostas que se traduzem no crescimento e na marca indelével que deixam no mercado. Nesta entrevista tivemos a oportunidade de conversar com Nuno Dias, Managing Director da Madre Imobiliário e também com o Diretor Comercial da AP Hotels & Resorts, Lino Martins. A cadeia hoteleira é uma das estrelas do grupo, representando a exclusividade e o serviço de excelência no Algarve.

Quais são as áreas de negócio do Grupo Madre?

O Grupo Madre diversificou muito as suas áreas de negócio ao longo de quase 40 anos de existência. Ao longo dos últimos anos o diversificado conjunto empresarial que compõe o grupo tem vindo a aumentar e são vários os segmentos de atividade. As principais áreas são o entretenimento (produtora de televisão SP); o imobiliário, com destaque para a construção e comercialização; o aluguer de equipamentos de construção e agricultura, com destaque para o segmento dos vinhos, editora e, claro está, o turismo por via da cadeia hoteleira AP Hotels & Resorts. O objetivo é claro: aumentar e assegurar um aumento da respetiva competitividade da holding, garantindo a flexibilidade e dinamismo indispensáveis ao crescimento do Grupo através de investimentos seletivos com risco controlado.

O segmento imobiliário é uma aposta do Grupo Madre numa área tradicional de investimento em Portugal. Como define o vosso posicionamento no mercado, considerando a vossa abordagem diferenciadora?

A diferenciação está na cultura empresarial instituída no Grupo Madre, sendo transversal a todas as áreas onde atuamos. Em todas as sub-holdings: Turismo, Capital, Entretenimento, Internacional e, claro, imobiliário, procuramos desenvolver projetos de valor acrescentado. No caso particular do Imobiliário só consideramos um projeto completo quando conseguimos contribuir para aumentar a utilidade, o conforto e a qualidade de vida dos nossos clientes, tendo sempre em conta a sustentabilidade ambiental dos nossos projetos que pretendemos orientados para o futuro. Essa é a nossa visão enquanto promotor. Acreditamos que é possível crescer com esses valores e é esse o caminho que queremos trilhar, contrariando a ideia de que o Imobiliário se resume apenas a “mais betão”.

Em relação à promoção imobiliária, quais os empreendimentos que gostaria de destacar?

No Algarve estamos atualmente a desenvolver dois projetos que nos têm dado particular satisfação. Conseguem ser muito diferentes e apresentar simultaneamente traços comuns, desde logo porque se desenvolvem em duas zonas muito pitorescas: a Fuzeta e Santo Estevão. Na Fuzeta o “Ria View” debruça-se sobre a ria formosa, singularmente projetado pelo Atelier Fragmentos de Arquitetura, e conta com 27 apartamentos exclusivamente únicos.

Em Santo Estevão desenvolvemos um loteamento que apela aos nossos sentidos, o Oliva Residences, que conta com a assinatura do Arquiteto Ricardo Cabeços e da sua Equipa. Em Lisboa podemos destacar um projeto de requalificação na Avenida Visconde Valmor, desenvolvido em colaboração com o Atelier Russo Arquitetos.

Fale-nos sobre os hotéis e os resorts do grupo. Quantos são e onde estão localizados?

O grupo Ap Hotels & resorts detém neste momento 6 unidades hoteleiras: o AP Adriana Beach Resort | Praia da Falésia – Albufeira, um conceito familiar All Inclusive que é a unidade mais popular do grupo e muito procurado por famílias pois conta com 17 hectares diretamente sobre a famosa praia da falésia.

A AP Victoria Sports & Beach | Falésia – Albufeira, também na praia da Falésia, trata-se de um hotel apartamento de excelência para famílias, que disponibiliza regime de apenas alojamento ou tudo incluído. Trata-se de uma unidade também focada no desporto.

O AP Eva Senses | Faro, um marco na cidade de faro e uma excelente opção para quem procura combinar trabalho e lazer.

O AP Maria Nova Lounge | Tavira e o AP Oriental Beach | Portimão, na Praia da Rocha. Estas duas unidades apresentam um conceito recomendado para adultos – Adults Friendly, em que se privilegia o conforto e o descanso numa atmosfera de elegância e sofisticação. Sendo que o AP Oriental vende em base de meia pensão e o AP Maria Nova em base de alojamento e pequeno almoço.

E temos finalmente o nosso novo produto, o AP Cabanas Beach & Nature | Tavira. Este pretende posicionar-se num segmento algo uma vez que será um produto de alta qualidade e com um serviço de excelência, muitas vezes menosprezado no regime de tudo incluído, que é um dos dois regimes disponíveis, além do pequeno almoço. Esta será uma unidade igualmente recomendada para adultos (adults friendly) com a idade mínima a fixar-se nos 14 anos e com uma forte ligação à natureza e sustentabilidade.

Em resumo, produtos muitos diferentes para clientes muitos diversos e com uma boa distribuição geográfica do barlavento ao sotavento algarvio. Importa referir que, mesmo com a questão da pandemia, os prazos de construção e abertura desta nova unidade nunca foram alterados de forma substancial, ou seja, sempre acreditamos no sucesso do projeto.

O novo AP Cabanas Beach & Nature revela uma forte aposta “ligada ao ambiente e sustentabilidade”. De que forma é feita esta aposta?

A abertura do AP Cabanas Beach & Nature assume um significado especial para o grupo pois é o nosso primeiro projeto concebido e desenhado de raiz. Tivemos, nesta que é a nossa sexta unidade, a possibilidade de lhe conferir um cunho diferente e desde início ficou definido que seria um hotel muito ligado ao ambiente e à sustentabilidade. Outra coisa não seria de pensar até pela localização única e privilegiada, mesmo junto ao parque natural da ria formosa. A unidade tem classificação energética global de A+, usa energia 100% renovável, tem um sistema de aproveitamento de águas pluviais, utilização de energia térmica, 100% de iluminação LED de alto rendimento entre outros detalhes. Ou seja, trata-se de um projeto bastante sustentável numa área de incrível beleza como é Cabanas de Tavira que, para quem não conhece, é como um bilhete postal! Uma pequena e pitoresca vila debruçada sobre a ria formosa.

Sem dúvida que a sustentabilidade é casa vez mais um fator decisivo na escolha dos clientes. Essa tendência é aliás muito visível em mercados do norte e centro da Europa, como é o caso da Alemanha. Os clientes cada vez valorizam o impacto que as suas viagens causam pelo que esta aposta é seguramente a correta.

Que programas têm preparados para o Natal e para a Véspera de Ano os hotéis AP Eva Senses, AP Victoria Sports & Beach, AP Oriental Beach e AP Maria Nova Lounge?

O Natal e a Passagem de Ano são épocas muito especiais e esta altura do ano é vivida com muita alegria, paz e magia no grupo AP Hotels & Resorts. Com esta premissa não poderíamos deixar de preparar programas que são, no fundo, o espelho da forma como esta altura é vivida. Posto isto, nos quatros hotéis em questão vamos ter, na noite de 24 dezembro, um maravilhoso jantar de consoada; no dia 25 de dezembro vamos providenciar um almoço de Natal. Tanto os jantares como os almoços vão decorrer nos nossos fantásticos restaurantes que estarão com a decoração especial e quente de natal. Nesta quadra tipicamente familiar o que pretendemos passar aqui, à semelhança de anos anteriores, é um ambiente acolhedor, quente e confortável.

A véspera de ano novo é uma época que tem uma energia diferente e que acaba por ser mais festiva e de alegria. Desta forma, para a despedida do ano, temos os nossos programas já preparados e à venda. Estes programas, válidos em 4 dos nossos hotéis: AP EVA SENSES, AP Victoria Sports & Beach, AP Maria Nova Lounge e AP Oriental Beach, com ou sem alojamento, são compostos por:

Bebidas de boas-vindas com animação, seguido de jantar de gala, com cinco a seis momentos, no restaurante do hotel, que terão uma decoração requintada. Após o jantar seguimos para a contagem decrescente da entrada do ano novo. Vamos ainda ter a famosa ceia bem como festas com animação ao vivo, Dj’s e muitas surpresas. Vai ser uma noite animada e repleta de glamour porque já é “tempo de nos juntarmos”!

Têm previstos novos projetos para 2022?

Em 2022 vamos investir sobretudo na renovação de espaços nas unidades já existentes. No AP Adriana Beach Resort apostaremos em novas zonas de esplanadas nos restaurantes, renovação de áreas exteriores e pérgulas, por forma a darmos mais conforto aos nossos clientes. Em Tavira, no AP Maria Nova Lounge vamos renovar e reconverter as áreas de alimentação e bebidas, nomeadamente no Roof Top Nomad Restaurant & Bar. Em relação a novos projetos destacaria a consolidação do produto AP Cabanas Beach & Nature. A unidade abriu este verão em regime de soft opening e 2022 será o ano de consolidação do produto. É um projeto que nos deixa muito orgulhosos pois implicou a manutenção de um forte investimento em plena crise de pandemia, o que demonstra bem a intenção do grupo em continuar a apostar no Algarve. Temos assim em estudo a adição, por via de reconversão de quartos da antiga unidade, de 70 quartos aos já existentes 202. O grupo tem vindo a demonstrar uma forte dinâmica de crescimento e estamos sempre atentos a novas oportunidades, sobretudo no Algarve.