Mulheres Inspiradoras Mundo Empresarial

Paula Pedroso: “O nosso modelo de negócio foi construído a pensar nos consultores”

No mercado imobiliário desde 2015 Paula Pedroso é um dos rostos da eXp Portugal, a primeira imobiliária do mundo baseada na cloud. Uma ligação que faz ainda mais sentido ao sabermos que a atual consultora trabalhou 26 anos na área tecnológica, onde fez de tudo um pouco, desde programação a instalação e configuração de sistemas ou gestão de projetos. Focada no mercado de luxo, Paula Pedroso aposta muito no seu Plano de Marketing Imobiliário Digital, o qual aplica individualmente a cada imóvel angariado. O objetivo é fechar negócio, pelo preço justo, no mais curto espaço de tempo sem nunca esquecer que “cada casa é uma casa”.

Há quantos anos está no mercado? Acredita que a formação profissional é a chave do sucesso?

Estou no imobiliário há 6 anos e sim, acredito que a formação é uma das chaves do sucesso. Fiz toda a formação RE/MAX, sou certificada para trabalhar desde a angariação até clientes compradores, nas Redes Sociais e também em imóveis de LUXO – RE/MAX Collection. Em Março deste ano conheci o modelo de negócio da eXp Portugal, pelo qual me apaixonei logo desde o primeiro minuto, e nem hesitei em entrar porque percebi que a nossa plataforma tecnológica permite-nos montar a nossa empresa a nível global. Para além disso toda a formação na Universidade eXp é gratuita e temos mais de 50 horas de formação semanais.

A eXp Portugal tem um novo modelo de negócio que está a revolucionar a mediação imobiliária em Portugal? Que modelo é esse?

A eXp Realty é uma imobiliária diferente. Toda a nossa operação é virtual e proporciona aos consultores, além de um confortável ambiente de trabalho, uma recompensadora estrutura de comissões e mecanismos de Revenue Share e de participação acionista na empresa, como é o meu caso.A eXp é a primeira imobiliária cloud-based, isto é, toda a sua operação é digital e é armazenada, gerida e processada em servidores remotos alojados na web.Além disso somos uma empresa única a nível global onde não usamos o sistema de franchising, o nosso modelo de negócio foi construído a pensar nos consultores.

O nosso eXp World mudou a minha forma de trabalhar pois é uma plataforma de experiências onde nos podemos conectar virtualmente e interagir com outros agentes, clientes e staff da eXp Global usando salas virtuais. Desta forma somo já mais de 67 mil agentes que deixámos de fazer deslocações em carros de casa para a agência e vice-versa, contribuindo para a redução de emissões de CO2.

A eXp Realty foi considerada pelo site Glassdoor uma das melhores empresas para trabalhar em 2018, 2019, 2020 e 2021. Temos uma presença Internacional em 16 Países e somos a mediadora imobiliária com maior crescimento a nível mundial, com uma rede de profissionais espalhada por cinco continentes. Temos as comissões mais elevadas do mercado, começando com 75% e podendo chegar aos 100%, se atingirmos um objetivo de vendas, descontando apenas 250 € de taxa de transação.

Focada no mercado de luxo, Paula Pedroso realiza o trabalho em exclusivo a partir do Plano de Marketing Imobiliário Digital. Em que consiste este plano?

Para mim, nos tempos que correm, um Plano de Marketing Digital bem feito pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso da minha atividade, por isso desenho sempre um Plano de Marketing Imobiliário Digital para cada imóvel angariado, pois cada casa é uma casa. O objetivo é atrair e fechar negócio com um preço justo, no mais curto espaço de tempo possível.

A estratégia passa por saber comunicar em todos os canais de comunicação digital. Atualmente a maioria das pessoas têm computador ou pelo menos um smartphone sempre ligado à Internet 24 horas, o que possibilita a comunicação e proximidade através de e-mail, site, workplace eXp, redes sociais e chamadas de vídeo no WhatsApp. Assim conquisto novos clientes e aumento a minha carteira de potenciais compradores e angariações.

Faço um trabalho em exclusivo a partir do meu Plano de Marketing Digital para a promoção do imóvel e acompanho todas as fases do processo (publicidade nas plataformas digitais, qualificação de clientes compradores, marcação de visitas virtuais e/ou presenciais). Já na fase da tomada de decisão trato das propostas, relatórios de atividade, contratos de promessa de compra e venda até à escritura.

Envio em formato digital para os potenciais vendedores de imóveis um documento com a informação de como os posso ajudar e em total segurança. Elaboro um estudo comparativo de mercado totalmente gratuito, para além de explicar todos os procedimentos contratuais legais e informar quais os documentos necessários para a venda do imóvel. Acompanho ainda as visitas virtuais que permitem aos compradores conhecer em tempo real, e com total segurança, o imóvel através de vídeos 3D ou 360°, mas sempre guiados por mim através vídeo chamada (Zoom ou WhatsApp).

Que conselho dá às mulheres que querem ingressar no mundo empresarial imobiliário?

Acho que a melhor forma de aprender será criar a sua própria empresa, elaborar um bom plano de negócio, conhecer-se bem, e perguntar-se a si própria: tenho conhecimento nesta área? Vejo-me a trabalhar neste mercado daqui a cinco anos? Qual é o tempo que esta atividade vai exigir de mim?

Hoje em dia temos ao nosso dispor ferramentas tecnológicas no ramo imobiliário que nos permitem montar a nossa empresa, trabalhando individualmente ou com equipas nacionais e internacionais. Devemos perceber que o volume de negócio imobiliário em Portugal faz-se muito com clientes internacionais, daí a importância de sermos agentes globais e não apenas regionais.